PARCERIA ESCOLA X FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PRIVADA NO LITORAL DO NORDESTE PARAENSE

Autores/as

  • Gutemberg Armando Diniz Guerra Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará

Resumen

Esse texto tem o objetivo de registrar e refletir sobre a experiência da Academia Bordoni de Referência Educacional, conhecida como Colégio Abre, localizado no Município de Salinópolis, no Estado do Pará, durante a primeira onda da pandemia de Covid 19, iniciada em março de 2020 até final do ano de 2021. Foram feitas anotações durante esse período, acrescidos comentários e reflexões. A Escola assumiu o protagonismo das ações de prevenção e controle da pandemia criando mecanismos de profilaxia em associação com os pais, atravessando o período crítico sem ocorrência de casos fatais nem graves associados à frequência escolar. Conclui que as medidas assumidas foram acertadas, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e autoridades médicas nacionais e internacionais, atestando a possibilidade de enfrentamento da pandemia em condições difíceis, mas não impossíveis de sucesso se atendidos procedimentos proativos e em parceria com as famílias dos alunos com o corpo diretivo e funcional da escola.

Palavras chave: profilaxia, endemia, saúde coletiva, política educacional, crise

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gutemberg Armando Diniz Guerra, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (1976), Especialista em Projetos de Desenvolvimento Rural Integrado pela Secretaria de Planejamento e Tecnologia do Governo do Estado da Bahia (1984), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (1991), Doutor em Sociologia do Desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França (1999), Pós Doutorado na Columbia University, New York, USA (2009).

Publicado

2024-07-01