DIALÓGOS ENTRE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O CASO DA ZONA FRANCA DE MANAUS
要旨
A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi responsável pelo crescimento populacional acelerado na região de Manaus, através da chegada de migrantes, em busca de empregos nas obras, no comércio e nas indústrias locais, provocando mudanças profundas nas paisagens e no cenário educacional da capital do Estado do Amazonas. O presente trabalho tem por objetivo realizar um percurso histórico acerca da idealização, construção e implementação da ZFM. Partindo-se do desejo de melhor compreender sua estrutura, surgimento e impactos nos setores educativos, econômicos e sociais no período histórico no qual ela esteve inserida, foram analisados documentos oficiais, jornais e artigos científicos relacionados com a temática. O trabalho buscou, ainda, compreender, por meio de uma abordagem qualitativa e estudo de análise bibliográfica e documental, as transformações decorrentes do processo de construção da Zona Franca de Manaus e sua relação com as (re) configuração do modo de vida e organização da população de Manaus e das cidades próximas.
PALAVRAS-CHAVE: Amazônia brasileira; ZFM; Educação; Grandes projetos.