MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MODO DE VIDA RIBEIRINHO: BASES PARA A GOVERNANÇA DE RISCO NO AMAZONAS

著者

  • Danielle Ivana Pereira dos Santos UFAM
  • Francimara Souza da Costa UFAM
  • Marcos Ruben de Almeida Caldas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Paula Rayanny Mendonça Silva UFAM
  • Iraneide Samira de Almeida Caldas UFAM

要旨

O regime hidrológico amazônico é caracterizado por épocas bem definidas de cheia e seca. Essa sazonalidade condiciona a dinâmica do homem amazônida, sobretudo, aqueles que se instalaram ao longo das margens dos rios. Tais populações integram o grupo das comunidades tradicionais, as quais são mais expostas e vulneráveis à ocorrência de fenômenos climáticos extremos. Nesse cenário, a governança de risco surge como proposta para evitar e minimizar os impactos adversos que a natureza impõe sobre essas populações. Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre o enfretamento de eventos climáticos extremos por comunidades ribeirinhas e como o conhecimento empírico pode contribuir para fundamentar as bases para a governança de riscos nessas áreas de vulnerabilidade socioambiental. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico a respeito das variabilidades climatológicas, seus efeitos no modo de vida dos ribeirinhos amazônicos e como eles se comportam diante desses eventos. Como resultados obteve-se que as secas e cheias extremas vem afetando a dinâmica desses povos amazônicos, influenciando suas habilidades adaptativas e culturais. Verifica-se ainda que apesar da disponibilidade dos recursos humanos, físicos e financeiros e dos instrumentos de gestão disponíveis nos municípios amazônicos, não há ações efetivas voltadas à governança de risco, entretanto, as experiências dos ribeirinhos podem indicar caminhos para construção de planos de governança capazes de evitar ou mitigar o sofrimento dos ribeirinhos durante os episódios severos.

Palavras-chave: secas e cheias extremas, modo de vida ribeirinho, governança de risco.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Ciências Ambientais (área de concentração: Ambiente e Sociobiodiversidade), especialista em Docência em Ensino Superior, com graduação em Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas. Detém experiência na área de Engenharia Ambiental em tratamento de água para abastecimento industrial e humano, tratamento de efluentes líquidos industriais, gerenciamento de resíduos sólidos, licenciamento e monitoramento ambiental, implantação de sistema de gestão ambiental (ISO 14001). Desenvolve pesquisas acerca da adaptabilidade de comunidades ribeirinhas a eventos extremos e atua na área de geotecnologias com ênfase em recursos hídricos, uso e ocupação de solo e modelagem ambiental.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ciências Socioambientais - UFPA, mestra em estrado em Aqüicultura em Águas Continentais (UNESP), especialista em Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Comunidades Tradicionais da Amazônia - INPA/UEA, com graduação em Agronomia - UFAM. É professora da classe associado na graduação da Faculdade de Ciências Agrárias - FCA/UFAM e docente da pós-graduação nos Programas de Ciências Ambientais: PPGCA/UFAM, PPGCTRA/UFAM e PPGCASA/UFAM. Na graduação, ministra disciplinas na área de socioeconomia rural e na pesquisa e extensão, atua em projetos nas áreas de agroecologia, produção orgânica, bioeconomia, desenvolvimento rural e sustentabilidade socioambiental.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Ensino de Ciências e Humanidades – (PPGECH/UFAM), especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é Professor de Inglês como Língua Estrangeira Moderna e Inglês Instrumental no Instituto Federal do Pará - Campus Bragança, atuando nos cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnico Integrado ao Ensino Médio, Superior de Licenciatura e Tecnologia. Desempenhou a função de coordenador do Centro de Idiomas - CENI do mesmo campus.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências: Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (2017). Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (2019), com enfoque na Prática Pedagógica e Formação no Ensino de Biologia. Tem experiência na área de Ciências Biológicas, Educação.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Itaituba (2014). Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2016). Servidora pública do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Itaituba/PA, no cargo de Tecnóloga em Saneamento Ambiental. Experiência na área de resíduos sólidos e projetos ambientais. Atualmente é mestranda em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

##submission.downloads##

出版済

2023-04-27