MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MODO DE VIDA RIBEIRINHO: BASES PARA A GOVERNANÇA DE RISCO NO AMAZONAS

Authors

  • Danielle Ivana Pereira dos Santos UFAM
  • Francimara Souza da Costa UFAM
  • Marcos Ruben de Almeida Caldas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Paula Rayanny Mendonça Silva UFAM
  • Iraneide Samira de Almeida Caldas UFAM

Abstract

The Amazon hydrological regime is characterized by well-planned periods of flood and drought. This seasonality conditions the dynamics of Amazonian man, especially those who settled along the banks of the rivers. Such could integrate the group of traditional communities, which are more exposed and receive the occurrence of the extreme climatic phenomena. In this case, risk governance emerges as a proposal to avoid and minimize the adverse effects that nature resisted these children. This work presents a reflection on coping with extreme weather events by riverside communities and how empirical knowledge can contribute to supporting the foundations for risk governance in areas of socio-environmental vulnerability. The methodology adopted was the bibliographical survey regarding the climatological variability, its effects on the way of life of the Amazonian riverside individuals and how they behave in the face of these events. As a result, extreme droughts and floods have been affecting the dynamics of these Amazonian individuals, influencing their adaptive and cultural abilities. It is also verified that despite the availability of human, physical and financial resources, and the management instruments available in the Amazonian municipalities, there are no effective actions applied to risk governance. On the other hand, the experiences of riverside individuals can indicate ways to build governance plans capable of avoiding or mitigating the suffering of riverside dwellers during severe episodes.

Keyword: extreme drought and flood events, riverside dweller’s lifestyle, risk governance.

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Author Biographies

Danielle Ivana Pereira dos Santos, UFAM

Mestra em Ciências Ambientais (área de concentração: Ambiente e Sociobiodiversidade), especialista em Docência em Ensino Superior, com graduação em Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas. Detém experiência na área de Engenharia Ambiental em tratamento de água para abastecimento industrial e humano, tratamento de efluentes líquidos industriais, gerenciamento de resíduos sólidos, licenciamento e monitoramento ambiental, implantação de sistema de gestão ambiental (ISO 14001). Desenvolve pesquisas acerca da adaptabilidade de comunidades ribeirinhas a eventos extremos e atua na área de geotecnologias com ênfase em recursos hídricos, uso e ocupação de solo e modelagem ambiental.

Francimara Souza da Costa, UFAM

Doutora em Ciências Socioambientais - UFPA, mestra em estrado em Aqüicultura em Águas Continentais (UNESP), especialista em Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Comunidades Tradicionais da Amazônia - INPA/UEA, com graduação em Agronomia - UFAM. É professora da classe associado na graduação da Faculdade de Ciências Agrárias - FCA/UFAM e docente da pós-graduação nos Programas de Ciências Ambientais: PPGCA/UFAM, PPGCTRA/UFAM e PPGCASA/UFAM. Na graduação, ministra disciplinas na área de socioeconomia rural e na pesquisa e extensão, atua em projetos nas áreas de agroecologia, produção orgânica, bioeconomia, desenvolvimento rural e sustentabilidade socioambiental.

Marcos Ruben de Almeida Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Mestrando em Ensino de Ciências e Humanidades – (PPGECH/UFAM), especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é Professor de Inglês como Língua Estrangeira Moderna e Inglês Instrumental no Instituto Federal do Pará - Campus Bragança, atuando nos cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnico Integrado ao Ensino Médio, Superior de Licenciatura e Tecnologia. Desempenhou a função de coordenador do Centro de Idiomas - CENI do mesmo campus.

Paula Rayanny Mendonça Silva, UFAM

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências: Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (2017). Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (2019), com enfoque na Prática Pedagógica e Formação no Ensino de Biologia. Tem experiência na área de Ciências Biológicas, Educação.

Iraneide Samira de Almeida Caldas, UFAM

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Itaituba (2014). Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2016). Servidora pública do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Itaituba/PA, no cargo de Tecnóloga em Saneamento Ambiental. Experiência na área de resíduos sólidos e projetos ambientais. Atualmente é mestranda em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Published

2023-04-27