A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS A PARTIR DO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS
要旨
Esta pesquisa apresenta uma revisão integrativa da literatura em que buscou analisar as produções desenvolvidas sobre a formação dos/as professores/as alfabetizadores/as a partir do campo dos Estudos Culturais, com o recorte temporal de 5 anos, especialmente no período de 2017 a 2022 na base de dados dos Periódicos CAPES, realizou-se uma varredura buscando pelos seguintes descritores: formação dos professores alfabetizadores, identidade, alfabetização, práticas de ensino e estudos culturais. Assim, analisou-se respostas para o problema: Qual a identidade de um/a professor/a alfabetizador/a? O que seria a formação ideal? Qual a melhor prática de ensino a ser utilizada? A formação dos/as professores/as alfabetizador/as têm contemplado os Estudos Culturais? Se sim, de que forma tem acontecido esse processo de ressignificação da identidade dos/as professores/as alfabetizadores/as? Destacam-se entre os achados, a influência da UNESCO e das conferências mundiais, na educação brasileira, bem como, programas de formação continuada ofertados pelas instituições escolares como: PROFA, PNAIC. Conclui-se que a formação dos/as professores/as alfabetizadores/as encaminha-se para o esvaziamento da educação e formação humana carente de qualquer sentido crítico.
Palavras-chave: Estudos Culturais; Alfabetização; Formação de Professores/as Alfabetizadores/as.