EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM SOCIAL PARA A GEOCONSERVAÇÃO: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES NA AMAZÔNIA

著者

  • Vania Maria Nunes dos Santos UNICAMP
  • Raimundo Humberto Cavalcante Lima UFAM
  • Maria Rosária do Carmo UFAM
  • Carmem do Socorro Rocha dos Santos UFAM

要旨

O presente artigo visa apresentar proposta para o desenvolvimento de projetos de pesquisas colaborativas, com práticas socioeducativas e participativas com vistas à geoconservação na Amazônia. A formação de alunos-profissionais-cidadãos conscientes e integrados de maneira sustentável ao lugar/ambiente em que vivem implica uma nova forma de entender as relações com esse lugar/ambiente, seus problemas e desafios socioambientais, a exemplo da implantação do Geoparque Cachoeiras do Amazonas, em Presidente Figueiredo — AM. O desafio preliminar que aqui se propõe é o de envolver a população local. Quanto mais a comunidade (re)conhecer o seu lugar/ambiente e seus patrimônios, mais ela poderá valorizá-los e conservá-los. A inserção da educação para a cidadania ambiental na perspectiva da aprendizagem social contribui para o desenvolvimento de posturas reflexivas e colaborativas, bem como para a motivação e a sensibilização dos cidadãos à responsabilidade socioambiental por meio de práticas participativas inovadoras. Para tal, os referidos projetos contemplam atividades teórico-práticas em geossítios da região associadas ao uso de metodologias participativas como ferramentas de aprendizagem social. Dentre essas metodologias, destaca-se o Mapeamento Socioambiental, ferramenta didático-pedagógica de diagnóstico, planejamento participativo e ação colaborativa que visa promover o envolvimento de diferentes atores sociais no levantamento de diversas informações sobre o lugar/ambiente. Os projetos de pesquisa em desenvolvimento, doutorado e mestrado, guardadas suas especificidades, vêm identificando patrimônios geoambientais e envolvendo diferentes stakeholders, com foco em escolas básicas, com a formação de professores e a formação de alunos do curso de Geologia da Universidade Federal do Amazonas.

Palavras-chave: geoconservação; metodologias participativas; responsabilidade socioambiental.

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Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Professora colaboradora do Programa de Pos Graduação em Geociências (PPGGEO/UFAM. Pesquisadora associada do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo - GeoHereditas do Instituto de Geociências da USP.

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Professor associado III do Magistério Superior da UFAM, pertence ao colegiado do curso de Graduação em Geologia (ICE/UFAM). Na pós-graduação, é professor permanente do curso de Geociências (PPGGEO).

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Professora Adjunto II do Magistério Superior da UFAM, pertence ao colegiado do curso de Graduação em Geologia (ICE/UFAM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP.

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Geógrafa, Professora da Secretaria de Educação de Presidente Figueiredo (AM). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geociências da UFAM/PPGGEO. Discente do Programa de Pós Graduação em Geociências da Universidade Federal do Amazonas (PPGGEO/UFAM).

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出版済

2023-01-05