EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM SOCIAL PARA A GEOCONSERVAÇÃO: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES NA AMAZÔNIA
要旨
O presente artigo visa apresentar proposta para o desenvolvimento de projetos de pesquisas colaborativas, com práticas socioeducativas e participativas com vistas à geoconservação na Amazônia. A formação de alunos-profissionais-cidadãos conscientes e integrados de maneira sustentável ao lugar/ambiente em que vivem implica uma nova forma de entender as relações com esse lugar/ambiente, seus problemas e desafios socioambientais, a exemplo da implantação do Geoparque Cachoeiras do Amazonas, em Presidente Figueiredo — AM. O desafio preliminar que aqui se propõe é o de envolver a população local. Quanto mais a comunidade (re)conhecer o seu lugar/ambiente e seus patrimônios, mais ela poderá valorizá-los e conservá-los. A inserção da educação para a cidadania ambiental na perspectiva da aprendizagem social contribui para o desenvolvimento de posturas reflexivas e colaborativas, bem como para a motivação e a sensibilização dos cidadãos à responsabilidade socioambiental por meio de práticas participativas inovadoras. Para tal, os referidos projetos contemplam atividades teórico-práticas em geossítios da região associadas ao uso de metodologias participativas como ferramentas de aprendizagem social. Dentre essas metodologias, destaca-se o Mapeamento Socioambiental, ferramenta didático-pedagógica de diagnóstico, planejamento participativo e ação colaborativa que visa promover o envolvimento de diferentes atores sociais no levantamento de diversas informações sobre o lugar/ambiente. Os projetos de pesquisa em desenvolvimento, doutorado e mestrado, guardadas suas especificidades, vêm identificando patrimônios geoambientais e envolvendo diferentes stakeholders, com foco em escolas básicas, com a formação de professores e a formação de alunos do curso de Geologia da Universidade Federal do Amazonas.
Palavras-chave: geoconservação; metodologias participativas; responsabilidade socioambiental.