A INSERÇÃO E O CONFLITO: ENSAIO SOBRE A EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

  • Marsani Josiani Viana Batista de Paula UNIR
  • Ariel Adorno de Sousa UNIR

Resumo

Os avanços legislativos referentes ao respeito pelas tradições indígenas após a promulgação da Constituição Federal de 1988 foram de notória relevância e grande importância para a educação indígena. Em contrapartida, no encalço desse reconhecimento fica perceptível que nos espaços escolares, em específico os localizados em contexto da Amazônia Legal, há uma evidente priorização do conhecimento dos brancos e dos seus modos de vida em detrimento de um intencional fortalecimento ou resgate de culturas e identidades tradicionais dos povos originais. Tendo esse problema como fomentador deste ensaio, esta pesquisa visa discorrer sobre a educação indígena pós-CF/1988 com enfoque nas políticas públicas e práticas educacionais através de perspectivas democráticas e, com isso, insertivas, realizadas em escolas não indígenas. De modo secundário, este ensaio se preocupou, ainda, em caracterizar a educação indígena, tendo como referência os postulados de diferentes teóricos; detalhar políticas públicas realizadas em contextos educacionais indígenas bilíngues; desvelar práticas educacionais sejam elas positivas ou não, que se prestem a estudantes indígenas em espaços escolares regulares. Para tal, foi realizada uma análise em pesquisas qualitativas a fim de desvelar a efetividade da educação indígena no contexto da Amazônia Legal.

Palavras-chave: educação indígena; inserção; políticas públicas; práticas educacionais; Amazônia Legal.

Biografia do Autor

Marsani Josiani Viana Batista de Paula, UNIR

Mestranda em Educação Escolar (PpgeeProf), pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização, na área de Educação, em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís (2019); Graduação em Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT (2015).

Ariel Adorno de Sousa, UNIR

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) (2008), graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2011), mestrado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2012), doutorado em Physics – University of Antwerp – CDE (U.A.) (2015) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2015).

Downloads

Publicado

2023-01-05