POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: ACESSO AO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

著者

  • Alan Sérgio Mazzari Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Nádia Maciel Falcão Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

要旨

O estudo teve por objetivo interpretar as políticas públicas educacionais de cotas: Sistema de Seleção Unificada / Exame Nacional do Ensino Médio, processo seletivo contínuo e processo seletivo para o interior, utilizadas como dispositivo de acesso ao ensino superior público. Em busca das respostas ao problema e ao alcance dos objetivos propostos, primeiramente, foram realizadas pesquisa e análise bibliográfica baseadas em autores que abordam o assunto, e em seguida, pesquisa e análise documental através de leis, decretos, medidas provisórias e projetos de lei. Este artigo está subdividido em seis seções: concepções de políticas públicas; as políticas públicas educacionais; as políticas públicas de acesso ao ensino superior; as políticas de ações afirmativas; reserva de vagas; e o perfil socioeconômico dos acadêmicos ingressantes nos cursos de graduação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia no ano de 2018. Os resultados obtidos evidenciam que a reserva de vagas é uma política pública essencial no combate à desigualdade e discriminação das classes sociais mais desfavorecidas ao acesso as instituições de ensino superior pública.

 

PALAVRAS-CHAVE Políticas educacionais, reserva de vagas, democratização

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Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais de Assunção - Paraguai, Professor Efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 2010, Itacoatiara, Amazonas, Brasil,  https://orcid.org/0000-0001-7187-7377, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5992256754862761.

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Doutora em Educação (2014) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro. Professora da UFAM, Manaus. Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, Manaus, https://orcid.org/0000-0002-3196-0341, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5182856984673000.

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出版済

2021-12-31