SOLOS NO ENSINO SUPERIOR: O CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAL
要旨
O ensino da ciência do solo é de grande importância para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, promovendo o conhecimento necessários aos estudantes dos cursos das ciências agrárias e ambientais para o desenvolvimento de práticas sustentáveis no exercício profissional. Diante disso, realizou-se um estudo cujo objetivo foi identificar o conhecimento prévio dos alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e Zootecnia da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém acerca de assuntos relacionados a Ciência do Solo. Foram aplicados 254 questionários aos discentes das Ciências Agrárias e Ambiental. As disciplinas apresentadas fazem parte da grade curricular dos cursos na categória obrigatórias e é o primeiro contato dos alunos acerca do conhecimento da Ciência do Solo na graduação. Foram realizadas as seguintes perguntas: “O que é solo?”, “Como os solos se formam?”, “Quais as funções do solo no meio ambiente?”, “Qual a importância do conhecimento de solos na sua formação profissional?”. A aplicação do questionário, mostrou que de forma geral os discentes possuem várias e diferentes percepções sobre os assuntos relacionados a área de solos, trazidas desde o ensino básico. A partir disso, conclui-se que a utilização de questionários se demonstrou uma ferramenta de avaliação inicial dos discentes eficiente, que proporciona ao docente avaliar o nível de conhecimento dos alunos, permitindo o planejamento de atividades, que atendam as necessidades apresentadas pelo estudante, possibilitando uma abordagem eficaz, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Ciência do Solo. Educação em solo. Educação Superior.