UM ESTUDO DA CEGUEIRA BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM (BRASIL)
要旨
Os livros didáticos possuem grande participação e relevância no processo de ensino-aprendizagem, em específico na prática pedagógica de diversos docentes nos âmbitos escolares. Porém, a de se considerar que os conhecimentos são apresentados de forma reduzida. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar o conteúdo sobre briófitas e pteridófitas no livro didático de Biologia. Para a coleta de dados utilizaram-se três livros didáticos, denominando L1, L2 e L3, das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio das escolas públicas de Humaitá-AM. Por meio de uma folha-resumo seguindo os nossos objetivos pudemos notar que o L1, não possuem conteúdos sobre Briófitas e Pteridófitas, o L2 por sua vez foi encontrado em sua análise sobre o tema, porém superficial, o L3 como o L2 não se tem nada sobre o assunto. Dessa forma, vale refletir se os alunos do ensino médio estão recebendo de forma correta.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, livros didáticos, biologia