SABERES DOCENTES FRENTE AOS DESAFIOS DO CONTEXTO PANDÊMICO (2020-2021) EM ESCOLAS RIBEIRINHAS (CONTEXTO AMAZÔNICO, BRASIL)
要旨
Este artigo apresenta recorte de uma pesquisa que está em andamento no contexto de uma Comunidade Quilombola, localizada no alto Rio Andirá no município de Barreirinha. Cujo objetivo é compreender como a Pesquisa Científica contribui no Processo de Aperfeiçoamento e Atualização Permanente de Professores? De acordo com Paulo Freire (1996), esse processo profissional deve ser contínuo no sentido de permanente [...]. Faz-se aqui uma abordagem também sobre os desafios do professor no enfrentamento da crise sanitária da Covid 19 (2020-2021), bem como estudos para entender se saberes científicos dialogam com os saberes locais em classes multisseriadas na referida comunidade quilombola alvo da pesquisa. A pesquisa de natureza qualitativa, segundo Minayo (2017) “por permitir compreender um nível de realidade que não pode ser quantificável”. A coleta dos dados ocorre por meio de pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2002), “[...] é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Os resultados aportam ausência de políticas publicas eficazes no que se refere às responsabilidades sobre a oferta de infraestrutura logística para o ensino e o estudo nas circunstancias vivenciadas no período.
Palavras-chave: Formação permanente; educação quilombola; covid 19; saberes científicos e saberes locais.