UMA ANÁLISE DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS EM LIVROS PARADIDÁTICOS UTILIZADOS EM ESCOLAS PUBLICAS DE MANAUS (ENSINO FUNDAMENTAL 1)
要旨
Este texto resultado parcial de uma pesquisa em andamento no âmbito do curso de Mestrado (PPGECH[1], UFAM), que tem como objetivo analisar contribuições científicas de livros paradidáticos utilizados em escolas públicas de Manaus. Para atender aos objetivos desse trabalho recorremos à pesquisa bibliográfica, além de trabalhar com a aplicação de questionário e entrevista semiestruturada com professores em escolas publicas do ensino fundamental I. Assim temos, como perspectiva que os professores possam utilizar mais frequentemente esta ferramenta, os livros paradidáticos da literatura infantojuvenil, para despertar o olhar cientifico nos estudantes. Tornar o conhecimento científico atraente aos jovens é um desafio necessário a ser assumido pelas escolas, e pode ser a saída para despertar o interesse desse público para a ciência.
Palavras-chave: Livros paradidáticos, Ensino de ciências, literatura infantojuvenil, currículo
[1] Programa de Pós-graduação em Ensino de ciências e Humanidades