DIVERSIDADE DE FUNGOS DA FAMÍLIA MARASMIACEAE NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA

Autores

  • Felipe Sant' Anna Cavalcante
  • Milton César Costa Campos Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Janaína Paolucci Sales de Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

A biodiversidade resulta de milhões de anos de evolução biológica, e é o componente do sistema de suporte à vida do planeta Terra. Nesse sentido, este trabalho visa contribuir para o conhecimento sobre a diversidade de fungos pertencentes à família Marasmiaceae em um fragmento florestal no sudoeste da floresta amazônica. A coleta foi realizada na Base de Selva Tenente Pimenta localizada a 20 quilômetros do Município de Humaitá-AM, na 1ª Companhia do 54° Batalhão de Infantaria de Selva. Foram encontrados 27 espécimes da família Marasmiaceae, pertencentes a nove espécies e cinco gêneros. Todas as espécies identificadas apresentam importância alimentícia, ecológica ou medicinal e são encontradas em ambientes úmidos como por exemplo, a serapilheira. Porém, se faz necessário a ampliação de estudos voltados para a taxonomia e ecologia dos fungos, para que assim, verifique a biodiversidade da funga em diferentes áreas da floresta amazônica.

Palavras-chave: Agaricales. Biodiversidade. Taxonomia

Biografia do Autor

Felipe Sant' Anna Cavalcante

Possui graduação Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UniSL), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UniSL (2019), Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Milton César Costa Campos , Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Estadual Paulista, Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Pós-Doutorado em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Associado II do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba.

Janaína Paolucci Sales de Lima , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Agrárias pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é professor Associado I da Universidade Federal do Amazonas

Downloads

Publicado

2021-07-01