DIFERENÇAS E SIMILARIDADES NA ORGANIZAÇÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO EM ESTUDANTES DA EJA NO BRASIL (HUMAITÁ E LÁBREA AM) E MOÇAMBIQUE (TETE - REGIÃO CENTRO), ANALISANDO INFLUENCIAS CONTEXTUAIS NAS PRÁTICAS E ATITUDES EM RELAÇÃO AO ESTUDO
Resumen
O presente estudo trata-se de uma pesquisa no âmbito do ensino comparado com objetivo de analisar a influencia e organização das condições de estudos destinados ao processo de ensino-estudo-aprendizagem escolar de jovens, adultos e idosos, através da modalidade da EJA – Educação de Jovens e Adultos, com destaque as percepções socioculturais e possíveis diferenças associadas às atividades domésticas e escolares dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, realizando diagnóstico sociodemográfico de qualidade de vida com os discentes e analise dos indicadores sobre os hábitos de estudo e rendimento escolar. A pesquisa realizou-se em 06 (seis) estabelecimentos de ensino, sendo 03 (três) escolas do Município de Humaitá, 02 (duas) escolas do município de Lábrea no Estado do Amazonas e 01(uma) escola de Moçambique em
Tete Região Centro. Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal, com abordagem descritiva, documental. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados para validação da pesquisa são formulários impressos e respondidos por escrito aos participantes de Moçambique e via on-line pelo Google forms respondidos pelos participantes do Brasil, são perguntas fechadas com opção de comentários em questões específicas, de forma voluntária através de análise qualitativa e quantitativa. Os resultados sugerem que os objetivos foram atingidos, destacando importantes características, simetrias e assimetrias entre os sistemas de ensino pesquisados. O que poderá apoiar a proposição de novas políticas públicas para melhoria dos indicadores da EJA.