DIFERENÇAS E SIMILARIDADES NA ORGANIZAÇÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO EM ESTUDANTES DA EJA NO BRASIL (HUMAITÁ E LÁBREA AM) E MOÇAMBIQUE (TETE - REGIÃO CENTRO), ANALISANDO INFLUENCIAS CONTEXTUAIS NAS PRÁTICAS E ATITUDES EM RELAÇÃO AO ESTUDO

Authors

Abstract

O presente estudo trata-se de uma pesquisa no âmbito do ensino comparado com objetivo de analisar a influencia e organização das condições de estudos destinados ao processo de ensino-estudo-aprendizagem escolar de jovens, adultos e idosos, através da modalidade da EJA – Educação de Jovens e Adultos, com destaque as percepções socioculturais e possíveis diferenças associadas às atividades domésticas e escolares dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, realizando diagnóstico sociodemográfico de qualidade de vida com os discentes e analise dos indicadores sobre os hábitos de estudo e rendimento escolar. A pesquisa realizou-se em 06 (seis) estabelecimentos de ensino, sendo 03 (três) escolas do Município de Humaitá, 02 (duas) escolas do município de Lábrea no Estado do Amazonas e 01(uma) escola de Moçambique em
Tete Região Centro. Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal, com abordagem descritiva, documental. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados para validação da pesquisa são formulários impressos e respondidos por escrito aos participantes de Moçambique e via on-line pelo Google forms respondidos pelos participantes do Brasil, são perguntas fechadas com opção de comentários em questões específicas, de forma voluntária através de análise qualitativa e quantitativa. Os resultados sugerem que os objetivos foram atingidos, destacando importantes características, simetrias e assimetrias entre os sistemas de ensino pesquisados. O que poderá apoiar a proposição de novas políticas públicas para melhoria dos indicadores da EJA.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carly Ghermeson Garcia Soares, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestrando do PPGECH/IEAA/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Suely A. do N. Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do PPGECH/IEAA/Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2006-atual). Doutora em
Psicopedagogia (UDC, Espanha, 2004), atuando na graduação e pós-graduação.

António Alone Maia, Universidade Rovuma

Docente PPGECH/UNIROVUMA. Dr. Em antropologia, USP Docente na UniRovuma, Moçambique; docente visitante estrangeiro PPGECH-UFAM. País: Moçambique. 

Published

2025-01-01