A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Ronecla Roneyne Alves Moreira UFAM
  • Fabiana Soares Fernandes Leal UFAM
  • Marlene Schüssler D’Aroz UFAM

Resumen

O presente artigo aborda a escolha profissional, reconhecendo a influência de diversos fatores e enfatizando a importância dos professores como agentes complementares nesse processo dentro do ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 12 professores do ensino médio de uma escola pública do município de Humaitá-AM. O objetivo foi analisar se os professores desenvolvem práticas de ensino com vistas a auxiliar os alunos em suas escolhas profissionais. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que os professores não possuem práticas de ensino sistematizadas voltadas à Orientação Profissional de seus alunos. A maioria dos professores afirma tentar incentivar os alunos a continuarem os estudos, fazendo um curso superior ou técnico. Alguns deles conversam informalmente a partir de algum conteúdo que aparece em suas disciplinas ou perguntas individuais dos alunos. Podemos concluir, nesse momento que os professores parecem não ter a dimensão da sua importância na Orientação Profissional dos alunos, apesar dessa temática estar presente em documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Base Nacional Comum Curricular.

 Palavras-chave: Escolha profissional; Projeto de vida; Projetos Profissionais; Amazonas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronecla Roneyne Alves Moreira, UFAM

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas, campus IEAA e Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

Fabiana Soares Fernandes Leal, UFAM

Graduada em Psicologia com Doutorado também em Psicologia pela Universidade do Porto/Portugal. Atualmente é docente da Universidade Federal do Amazonas, campus IEAA, localizado no município de Humaitá/AM, Brasil. Atua nos cursos de graduação e pós- graduação nesse campus.

Marlene Schüssler D’Aroz, UFAM

Pedagoga. Doutora em Educação. Pesquisadora da infância e formação de professores. Docente do Curso de Pedagogia, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas.

Publicado

2024-07-01