A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Abstract
O presente artigo aborda a escolha profissional, reconhecendo a influência de diversos fatores e enfatizando a importância dos professores como agentes complementares nesse processo dentro do ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 12 professores do ensino médio de uma escola pública do município de Humaitá-AM. O objetivo foi analisar se os professores desenvolvem práticas de ensino com vistas a auxiliar os alunos em suas escolhas profissionais. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que os professores não possuem práticas de ensino sistematizadas voltadas à Orientação Profissional de seus alunos. A maioria dos professores afirma tentar incentivar os alunos a continuarem os estudos, fazendo um curso superior ou técnico. Alguns deles conversam informalmente a partir de algum conteúdo que aparece em suas disciplinas ou perguntas individuais dos alunos. Podemos concluir, nesse momento que os professores parecem não ter a dimensão da sua importância na Orientação Profissional dos alunos, apesar dessa temática estar presente em documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Base Nacional Comum Curricular.
Palavras-chave: Escolha profissional; Projeto de vida; Projetos Profissionais; Amazonas.