EGRESSOS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DE DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Resumen
O contexto do país na pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios em todos os âmbitos da sociedade. Para a educação como um todo, exigiu sua reinvenção. Na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades foram acentuadas, sobretudo porque o público que compõe essa modalidade é marcado pela desigualdade social e possui poucas condições de vivenciar o formato da educação remota. O objetivo desses escritos é dar voz aos egressos da EJA que conseguiram dar continuidade a sua formação entrando no ensino superior, trajetória de desafios e potencialidades no contexto da pandemia, bem como na retomada presencial. A pesquisa foi realizada na Faculdade Alves Faria (Unialfa), que compõe o elenco de faculdades do setor privado na cidade de Goiânia-GO. A abordagem metodológica tomada foi qualitativa, por entender que suas características permitem melhor apreensão do objeto em estudo (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Nesses escritos, trazemos a primeira etapa da pesquisa, realizada a partir de uma pequena amostragem do curso de Pedagogia, composta por seis alunas. As participantes responderam ao questionário e posteriormente foram entrevistadas por meio de grupo focal. Os resultados indicaram o acesso reduzido das estudantes egressas da EJA no curso de Pedagogia, bem como a considerável dificuldade em dar continuidade ao curso. Essa realidade nos fez interrogar, dialeticamente, sobre os desafios enfrentados pelos estudantes egressos da EJA, sobretudo no contexto pandêmico, assim como a retomada ao presencial. Por outro lado, a pesquisa revelou, também, a insistência e os enfrentamentos, com as estudantes demonstrando potencial de crescimento e gosto pela formação no ensino superior, vista como ferramenta de melhores condições de existência.
Palavras-chave: Egressos da EJA; Direito à Educação; Ensino Superior; Desafios e Potencialidades.