EIXO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

Autores/as

  • Brígida D´Oliveira

Resumen

Actualmente vivemos na área educacional, uma das maiores exigências que o mundo já presenciou, as competências profissionais ou qualificações exigidas pelo mercado do trabalho, estão transformando o modo como educamos e interagimos no processo de ensino-aprendizagem, como concebemos os nossos currícula nos diferentes sistemas educacionais, como vivemos e trabalhamos. As qualificações ou competências profissionais passaram e tornaram-se não só momentos de exigência no exercício de diferentes actividades laborais, mas também são cada vez mais omnipresentes, principalmente na vida das pessoas activas em todo o mundo. Sem dúvidas que isso traz muitos desafios educacionais e financeiros, mas também devemos considerar o facto como uma oportunidade associada ao desenvolvimento de pessoal, desde a criação de condições infraestruturais necessárias, do currículo utilizado para operacionalizar as formações do pessoal que se deseja em função das necessidades a suprir e até ao seu treinamento contínuo sistemático. A exigência de competências profissionais para o exercício das mais diversas actividades em diferentes sectores ecnómico-sociais, a preocupação como o desenvolvimento de pessoal traz como impacto ao aumento da produtividade e da qualidade do produto, chama a atenção para a intensidade com que o sistema educacional é solicitado. Esta questão da participação intensiva na formação e desenvolvimento do pessoal qualificado e competente, que saiba fazer, tem sido na actualidade, objecto de investigação, embora os resultados variem de estudo para estudo, enfraquecendo e fragilizando desse modo o impacto de quaisquer conclusões extraídas das respectivas avaliações. O objectivo deste estudo é identificar algumas estratégias que influenciam e garantam o desenvolvimento de pessoal a longo prazo, que certos funcionários possam ser colocados nas posições exigidas pelo mercado do trabalho no momento desejado e que se tornem indicadores profissionais e de qualidade mensuráveis. A metodologia adoptada foi a pesquisa bibliográfica e documental com carácter exploratório, aliada a narrativas de experiências vivenciadas no Ensino Superior, uma vez que ainda não existem muitos estudos quantitativos do gênero em Moçambique. Os resultados preliminares mostram que neste estudo e em outros semelhantes é ainda preocupante a problemática da identificação da estratégia, das fases específicas do processo de desenvolvimento do pessoal, dos factores que levam ao sucesso e a sustentabilidade socio-económico.

Palavras-chave: Educação |desenvolvimento do pessoal| Sustentabilidade sócio-económico.

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Biografía del autor/a

Brígida D´Oliveira

Universidade Licungo

Publicado

2023-01-05