GRAMSCI E A “ESCOLA UNITÁRIA” COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA
Abstract
O artigo tem por objetivo apresentar, de modo sintético, a proposta gramsciana de “escola unitária” como alternativa pedagógica de educação, observando os sentidos que essa educação adquiriu a partir das mudanças operadas pelo capitalismo no contexto histórico das sociedades industrializadas do final no século XIX e início do século XX. O argumento que defendemos é que a educação deve oportunizar aos sujeitos não somente uma formação humanística integradora, mas empoderá-los para o reconhecimento das contradições de projetos políticos e sociais que disputam a hegemonia. Partindo da perspectiva de uma filosofia da práxis educacional, o artigo lança mão de alguns elementos para da proposta pedagógica de Gramsci que subsidie debates que nos ajudem a pensar a democratização do ensino e de suas relações com o trabalho intelectual e o mundo do trabalho, para formar sujeitos críticos capazes de identificar e criticar as desigualdades sociais produzidas pela conjuntura vigente.
Palavras-chave: Escola unitária. Práxis educacional. Capitalismo.