O PAPEL DO SUPERVISOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – UM ESTUDO DE CASO EM ANGOLA
Abstract
O presente estudo procurou analisar conceções e práticas dos supervisores da instituição, designados por “professores acompanhantes”, tendo sido definidos o seguintes objetivos de investigação: (1)compreender a experiência supervisiva dos professores acompanhantes relativamente às funções da supervisão, às atividades de supervisão, ao desenvolvimento das competências dos estagiários, ao desenvolvimento das capacidades de supervisão, ao processo supervisivo e às práticas pedagógicas nas instituições escolares; (2) compreender a natureza das estratégias de supervisão dos professores acompanhantes e o seu impacto no desenvolvimento profissional dos futuros professores e na inovação das práticas escolares; (3) identificar dificuldades e constrangimentos da ação supervisiva dos professores acompanhantes; (4) identificar medidas para o aperfeiçoamento da ação supervisiva dos professores acompanhantes.
O estudo, enquadra-se num paradigma interpretativo da investigação educacional e implicou o recurso ao inquérito por questionário e entrevista. Participaram no estudo os professores acompanhantes em funções no ano 2018 no âmbito de cinco cursos da instituição, alguns dos quais desempenhavam funções de coordenação e de Apoio às Práticas e Estágios Pedagógicos. Os resultados refletem a valorização de uma supervisão de orientação reflexiva e voltada para a inovação, assim como a existência de práticas que ilustram as conceções dos inquiridos. Contudo, são identificados constrangimentos contextuais que limitam à atuação supervisiva e a qualidade dos processos formativos, sendo apontadas medidas de melhoria a diversos níveis.
Palavras-chave: Angola; estágio; formação inicial de professores; papel do supervisor; vivências da supervisão.