EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE CONSCIENTIZAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Janelene Freire Diniz Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Pâmela Siqueira Oliveira de Jesus Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Elaine Márcia Souza Rosa Universidade Federal de Rondônia- UNIR
  • Genival Gomes da Silva Júnior Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer por meio de relato de experiências, as percepções acerca de uma atividade de Educação Ambiental (EA) através do lúdico, que buscou dar visibilidade para as questões socioambientais na Educação Superior, com intuito de sensibilizar e conscientizar os estudantes em sua formação inicial. A partir da atividade desenvolvida, foi possível enxergar um mecanismo para a capacitação de educadores com consciência ecológica, capazes de inserir a dimensão ambiental em suas práticas profissionais e de vida. Nesse processo de busca de formas mais sustentáveis de vida, ao professor é dado uma importante oportunidade de reflexão sobre sua prática, sendo dessa forma indispensável que se efetivem ações de sensibilização e capacitação. Atendendo as demandas de consolidação da Educação Ambiental, bem como criando espaços para discussão e reflexão acerca das questões socioambientais, através desta intervenção educativa buscamos estimular a formação de sujeitos mais éticos e ecológicos, dispostos a repensar seus comportamentos diante do meio ambiente. Considerando os bons resultados, esperamos ainda desenvolver e instigar outras propostas nesse segmento. 

 

Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino; Lúdico; Conscientização.

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Biografia do Autor

Janelene Freire Diniz, Universidade Federal de Rondônia – UNIR

- Mestranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf. /UNIR). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5396-5576 . CV: http://lattes.cnpq.br/4378126076884163

Pâmela Siqueira Oliveira de Jesus , Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Mestranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf. /UNIR).  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1909-5508. CV: http://lattes.cnpq.br/8921174509694036

Elaine Márcia Souza Rosa , Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Mestranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf. /UNIR).  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3305-9917 . CV: http://lattes.cnpq.br/1049662812625282

Genival Gomes da Silva Júnior , Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestrando em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf. /UNIR). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9209-1012 . CV: http://lattes.cnpq.br/2615058112006717 .

Clarides Henrich de Barba , Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Educação Escolar; Mestre em Filosofia e graduado em Educação Física e Filosofia. Professor da Fundação Universidade Federal de Rondônia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2950-9033. CV: http://lattes.cnpq.br/4572407003327880.

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Publicado

2021-07-01