EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE CONSCIENTIZAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discorrer por meio de relato de experiências, as percepções acerca de uma atividade de Educação Ambiental (EA) através do lúdico, que buscou dar visibilidade para as questões socioambientais na Educação Superior, com intuito de sensibilizar e conscientizar os estudantes em sua formação inicial. A partir da atividade desenvolvida, foi possível enxergar um mecanismo para a capacitação de educadores com consciência ecológica, capazes de inserir a dimensão ambiental em suas práticas profissionais e de vida. Nesse processo de busca de formas mais sustentáveis de vida, ao professor é dado uma importante oportunidade de reflexão sobre sua prática, sendo dessa forma indispensável que se efetivem ações de sensibilização e capacitação. Atendendo as demandas de consolidação da Educação Ambiental, bem como criando espaços para discussão e reflexão acerca das questões socioambientais, através desta intervenção educativa buscamos estimular a formação de sujeitos mais éticos e ecológicos, dispostos a repensar seus comportamentos diante do meio ambiente. Considerando os bons resultados, esperamos ainda desenvolver e instigar outras propostas nesse segmento.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino; Lúdico; Conscientização.