O PLANEJAMENTO E A POLÍTICA PÚBLICA PARA A CARREIRA DO(A) PROFESSOR(A) NO INÍCIO DO SÉCULO XXI EM BRAGANÇA-PA (BRASIL)
Resumo
O planejamento e a política pública para a carreira do(a) professor(a) no início do século XXI em Bragança-PA, objetivou analisar a percepção deles(as) sobre o planejamento nas políticas públicas para a carreira do magistério nos dias atuais, por conseguinte, partiu-se: qual a percepção dos(as) professores(as) com relação ao planejamento e à política pública para a carreira do magistério no século XXI? Logo, surgiu a pergunta: quais as políticas públicas que os(as) professores(as) conhecem e qual o grau de satisfação sobre elas na carreira do magistério? O procedimento metodológico partiu da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se como técnica/instrumento de coleta de dados: questionários com perguntas semiestruturadas, aplicada a quarenta professores(as), sendo vinte da rede municipal e vinte da rede estadual no município de Bragança–PA. A análise dos dados ocorreu por meio de interpretação da fala dos sujeitos, utilizando-se da análise de conteúdo. O estudo revelou que são poucos os(as) professores(as) que conhecem os seus direitos na carreira do magistério no século XXI e a maioria não soube indicar as políticas públicas e leis para a referida carreira. Ainda, detectou-se que alguns apresentam conhecimentos de algumas leis pontuais, entre as quais: Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para o Magistério; Piso Salarial Nacional. O grau de satisfação tanto para professores(as) da rede municipal quanto para os da rede estadual foi regular, 82% e 75%, respectivamente, considerando que o planejamento e as políticas públicas para a carreira do magistério no XXI não contemplam às necessidades de carreiras do(a) professor(a) totalmente.
PALAVRAS–CHAVE: Planejamento. Política Pública. Magistério. Carreira.