O PLANEJAMENTO E A POLÍTICA PÚBLICA PARA A CARREIRA DO(A) PROFESSOR(A) NO INÍCIO DO SÉCULO XXI EM BRAGANÇA-PA (BRASIL)

Autores

  • Felipe Matheus Lima da Silva
  • Francisco Pereira de Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • César Martins de Souza Universidade Federal do Pará
  • Jaime da Costa Pantoja Universidade Federal do Pará

Resumo

O planejamento e a política pública para a carreira do(a) professor(a) no início do século XXI em Bragança-PA, objetivou analisar a percepção deles(as) sobre o planejamento nas políticas públicas para a carreira do magistério nos dias atuais, por conseguinte, partiu-se: qual a percepção dos(as) professores(as) com relação ao planejamento e à política pública para a carreira do magistério no século XXI? Logo, surgiu a pergunta: quais as políticas públicas que os(as) professores(as) conhecem e qual o grau de satisfação sobre elas na carreira do magistério? O procedimento metodológico partiu da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se como técnica/instrumento de coleta de dados: questionários com perguntas semiestruturadas, aplicada a quarenta professores(as), sendo vinte da rede municipal e vinte da rede estadual no município de Bragança–PA. A análise dos dados ocorreu por meio de interpretação da fala dos sujeitos, utilizando-se da análise de conteúdo. O estudo revelou que são poucos os(as) professores(as) que conhecem os seus direitos na carreira do magistério no século XXI e a maioria não soube indicar as políticas públicas e leis para a referida carreira. Ainda, detectou-se que alguns apresentam conhecimentos de algumas leis pontuais, entre as quais: Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para o Magistério; Piso Salarial Nacional.  O grau de satisfação tanto para professores(as) da rede municipal quanto para os da rede estadual foi regular, 82% e 75%, respectivamente, considerando que o planejamento e as políticas públicas para a carreira do magistério no XXI não contemplam às necessidades de carreiras do(a) professor(a) totalmente.

 

PALAVRAS–CHAVE: Planejamento. Política Pública. Magistério. Carreira.

Biografia do Autor

Felipe Matheus Lima da Silva

Egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará.

Francisco Pereira de Oliveira , Universidade Federal do Pará - UFPA

Prof. Dr. da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental – Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará.

César Martins de Souza , Universidade Federal do Pará

Prof. Dr. da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia – Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará.

Jaime da Costa Pantoja , Universidade Federal do Pará

Prof. Me. da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2021-07-01