A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE DIRECÇÃO ESCOLAR
Resumo
A supervisão é um tema de muita actualidade. Na perspetiva pedagógica são necessárias a harmonia das relações entre o domínio da actividade de supervisão pedagógica e a capacidade organizativa, dos quais se sintetiza o desempenho integral do director de escola. De fato, a qualidade do processo de ensino-aprendizagem depende em grande medida da maneira em que seja conduzido o processo de direcção e formando parte dele a supervisão pedagógica. O trabalho inclui os antecedentes, os fundamentos teóricos, metodológicos e assim como as considerações gerais a respeito da supervisão pedagógica de forma geral e em particular da escola primária, a partir da utilização de métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos que permitirem obter informação primária acerca do fenómeno em estudo. Os resultados que se alcançaram, na ordem prática permitiram caracterizar o processo de supervisão pedagógica, constatado a partir dos resultados dos métodos empregados, o que permitiu justificar o cumprimento do objectivo desenhado para a investigação.
Palavras chave: processo; direcção; direcção escolar; supervisão pedagógica.