O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TABATINGA – AM

Autores

  • Matheus Gualberto de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Vandreza Souza dos Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Compreende-se que existem dificuldades quanto ao processo de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como em todas as regiões do país. Por essa razão, o presente trabalho teve como objetivo analisar a investigação de ensino-aprendizagem em ciências naturais em escolas públicas rurais e urbanas de Tabatinga-AM. A pesquisa foi de caráter qualitativa baseando na análise do discurso das escolas pesquisadas. Utilizaram-se questionários e entrevistas semiestruturas para alcançar os objetivos propostos. Verificou-se em todas as escolas que as metodologias não são diversificadas, utilizando basicamente o livro didático e o quadro para exposição dos conteúdos.

Palavras-chave: Alto Solimões. Ensino tradicional. Metodologias.

Biografia do Autor

Matheus Gualberto de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Acadêmico do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM

Vandreza Souza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Downloads

Publicado

2021-01-01