DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADOS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INSERÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS EM SUAS AULAS

Autores

  • Elker De Oliveira Lourenço Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
  • Flórence Rosana Faganello Gemente Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0003-1063-4958
  • Alan Queiroz da Costa Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Ana Paula Salles da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Jogos Eletrônico, Tecnologias Digitais, Professores, Ensino, Educação Física Escolar

Resumo

Cabe à escola, especialmente à pública, integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como uma maneira de atuar no sentido de compensar as grandes diferenças sociais e regionais ocasionadas pelo acesso, formação e uso desiguais dessas tecnologias. O presente artigo visa verificar a apropriação de TDICs e, mais especificamente, de Jogos Eletrônicos por professores de Educação Física em suas aulas. O foco nos Jogos Eletrônicos pode ser explicado por eles serem considerados a porta de entrada de crianças e jovens no universo da cultura digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Participaram do estudo professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia–GO. Os professores responderam a um questionário via Google Forms. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados são: a) o uso das TDICs nas aulas possibilita experiências que, sem o uso delas, não seriam possíveis; b) docentes que tiveram alguma experiência cultural com Jogos Eletrônicos reconhecem momentos marcantes de aprendizagem; c) as dificuldades de inserção dos Jogos Eletrônicos nas aulas referem-se aos recursos digitais para a prática, sua quantidade insuficiente e/ou softwares desatualizados e/ou equipamentos inoperantes, e à falta de formação inicial e continuada; d) os Jogos Eletrônicos têm sido inseridos nas aulas por meio de jogos em sites, discussão teórica com experimentação digital, transposição do conteúdo dos Jogos Eletrônicos para experiências não-digitais; e) a experiência com Jogos Eletrônicos apresenta potencial para contribuir com diversos fatores ligados aos aspectos motores, cognitivos e sociais dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elker De Oliveira Lourenço, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional PROEF/UFG (2021-2023). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009). Integrante do ConnectLab (UFG). Professor de Educação Física na rede municipal de ensino de Goiânia - GO e na rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia - GO.

Flórence Rosana Faganello Gemente, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa Conexões entre Práticas Corporais, Tecnologias e Inclusão/ConnectLab (UFG).

Alan Queiroz da Costa, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE).
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP-SP),

Downloads

Publicado

2025-07-02