DIALÓGOS ENTRE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O CASO DA ZONA FRANCA DE MANAUS

Autores

  • Vívia Nascimento Fonseca UFPA
  • César Martins de Souza UFPA

Resumo

A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi responsável pelo crescimento populacional acelerado na região de Manaus, através da chegada de migrantes, em busca de empregos nas obras, no comércio e nas indústrias locais, provocando mudanças profundas nas paisagens e no cenário educacional da capital do Estado do Amazonas. O presente trabalho tem por objetivo realizar um percurso histórico acerca da idealização, construção e implementação da ZFM. Partindo-se do desejo de melhor compreender sua estrutura, surgimento e impactos nos setores educativos, econômicos e sociais no período histórico no qual ela esteve inserida, foram analisados documentos oficiais, jornais e artigos científicos relacionados com a temática. O trabalho buscou, ainda, compreender, por meio de uma abordagem qualitativa e estudo de análise bibliográfica e documental, as transformações decorrentes do processo de construção da Zona Franca de Manaus e sua relação com as (re) configuração do modo de vida e organização da população de Manaus e das cidades próximas.

PALAVRAS-CHAVE: Amazônia brasileira; ZFM; Educação; Grandes projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vívia Nascimento Fonseca, UFPA

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança - Polo de Santa Luzia do Pará. Atua como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação - PIBIC/UFPA, no Projeto de Pesquisa intitulado: Dilemas do mundo contemporâneo na literatura: história, memórias, biografias em diálogos com o cristianismo no século XX. Renovação - (2022-2023). Pesquisa temas relacionados aos grandes projetos e empreendimentos na Amazônia. Tem interesse nas áreas de Educação, Gênero, Antropologia e História.

César Martins de Souza, UFPA

Mestre em Antropologia/UFPA. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.  Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e do Campus de Bragança, ambos da UFPA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) vinculado a UFPA. Investigador Externo do Centro de Estudios de la Argentina Rural/Universidad de Quilmes-Argentina. Editor-Chefe da Nova Revista Amazônica/UFPA

Downloads

Publicado

2023-04-27