DIALÓGOS ENTRE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O CASO DA ZONA FRANCA DE MANAUS

Autores

  • Vívia Nascimento Fonseca UFPA
  • César Martins de Souza UFPA

Resumo

A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi responsável pelo crescimento populacional acelerado na região de Manaus, através da chegada de migrantes, em busca de empregos nas obras, no comércio e nas indústrias locais, provocando mudanças profundas nas paisagens e no cenário educacional da capital do Estado do Amazonas. O presente trabalho tem por objetivo realizar um percurso histórico acerca da idealização, construção e implementação da ZFM. Partindo-se do desejo de melhor compreender sua estrutura, surgimento e impactos nos setores educativos, econômicos e sociais no período histórico no qual ela esteve inserida, foram analisados documentos oficiais, jornais e artigos científicos relacionados com a temática. O trabalho buscou, ainda, compreender, por meio de uma abordagem qualitativa e estudo de análise bibliográfica e documental, as transformações decorrentes do processo de construção da Zona Franca de Manaus e sua relação com as (re) configuração do modo de vida e organização da população de Manaus e das cidades próximas.

PALAVRAS-CHAVE: Amazônia brasileira; ZFM; Educação; Grandes projetos.

Biografia do Autor

Vívia Nascimento Fonseca, UFPA

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança - Polo de Santa Luzia do Pará. Atua como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação - PIBIC/UFPA, no Projeto de Pesquisa intitulado: Dilemas do mundo contemporâneo na literatura: história, memórias, biografias em diálogos com o cristianismo no século XX. Renovação - (2022-2023). Pesquisa temas relacionados aos grandes projetos e empreendimentos na Amazônia. Tem interesse nas áreas de Educação, Gênero, Antropologia e História.

César Martins de Souza, UFPA

Mestre em Antropologia/UFPA. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.  Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e do Campus de Bragança, ambos da UFPA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) vinculado a UFPA. Investigador Externo do Centro de Estudios de la Argentina Rural/Universidad de Quilmes-Argentina. Editor-Chefe da Nova Revista Amazônica/UFPA

Downloads

Publicado

2023-04-27