MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MODO DE VIDA RIBEIRINHO: BASES PARA A GOVERNANÇA DE RISCO NO AMAZONAS

Autores

  • Danielle Ivana Pereira dos Santos UFAM
  • Francimara Souza da Costa UFAM
  • Marcos Ruben de Almeida Caldas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Paula Rayanny Mendonça Silva UFAM
  • Iraneide Samira de Almeida Caldas UFAM

Resumo

O regime hidrológico amazônico é caracterizado por épocas bem definidas de cheia e seca. Essa sazonalidade condiciona a dinâmica do homem amazônida, sobretudo, aqueles que se instalaram ao longo das margens dos rios. Tais populações integram o grupo das comunidades tradicionais, as quais são mais expostas e vulneráveis à ocorrência de fenômenos climáticos extremos. Nesse cenário, a governança de risco surge como proposta para evitar e minimizar os impactos adversos que a natureza impõe sobre essas populações. Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre o enfretamento de eventos climáticos extremos por comunidades ribeirinhas e como o conhecimento empírico pode contribuir para fundamentar as bases para a governança de riscos nessas áreas de vulnerabilidade socioambiental. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico a respeito das variabilidades climatológicas, seus efeitos no modo de vida dos ribeirinhos amazônicos e como eles se comportam diante desses eventos. Como resultados obteve-se que as secas e cheias extremas vem afetando a dinâmica desses povos amazônicos, influenciando suas habilidades adaptativas e culturais. Verifica-se ainda que apesar da disponibilidade dos recursos humanos, físicos e financeiros e dos instrumentos de gestão disponíveis nos municípios amazônicos, não há ações efetivas voltadas à governança de risco, entretanto, as experiências dos ribeirinhos podem indicar caminhos para construção de planos de governança capazes de evitar ou mitigar o sofrimento dos ribeirinhos durante os episódios severos.

Palavras-chave: secas e cheias extremas, modo de vida ribeirinho, governança de risco.

Biografia do Autor

Danielle Ivana Pereira dos Santos, UFAM

Mestra em Ciências Ambientais (área de concentração: Ambiente e Sociobiodiversidade), especialista em Docência em Ensino Superior, com graduação em Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas. Detém experiência na área de Engenharia Ambiental em tratamento de água para abastecimento industrial e humano, tratamento de efluentes líquidos industriais, gerenciamento de resíduos sólidos, licenciamento e monitoramento ambiental, implantação de sistema de gestão ambiental (ISO 14001). Desenvolve pesquisas acerca da adaptabilidade de comunidades ribeirinhas a eventos extremos e atua na área de geotecnologias com ênfase em recursos hídricos, uso e ocupação de solo e modelagem ambiental.

Francimara Souza da Costa, UFAM

Doutora em Ciências Socioambientais - UFPA, mestra em estrado em Aqüicultura em Águas Continentais (UNESP), especialista em Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Comunidades Tradicionais da Amazônia - INPA/UEA, com graduação em Agronomia - UFAM. É professora da classe associado na graduação da Faculdade de Ciências Agrárias - FCA/UFAM e docente da pós-graduação nos Programas de Ciências Ambientais: PPGCA/UFAM, PPGCTRA/UFAM e PPGCASA/UFAM. Na graduação, ministra disciplinas na área de socioeconomia rural e na pesquisa e extensão, atua em projetos nas áreas de agroecologia, produção orgânica, bioeconomia, desenvolvimento rural e sustentabilidade socioambiental.

Marcos Ruben de Almeida Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Mestrando em Ensino de Ciências e Humanidades – (PPGECH/UFAM), especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é Professor de Inglês como Língua Estrangeira Moderna e Inglês Instrumental no Instituto Federal do Pará - Campus Bragança, atuando nos cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnico Integrado ao Ensino Médio, Superior de Licenciatura e Tecnologia. Desempenhou a função de coordenador do Centro de Idiomas - CENI do mesmo campus.

Paula Rayanny Mendonça Silva, UFAM

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências: Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (2017). Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (2019), com enfoque na Prática Pedagógica e Formação no Ensino de Biologia. Tem experiência na área de Ciências Biológicas, Educação.

Iraneide Samira de Almeida Caldas, UFAM

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Itaituba (2014). Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2016). Servidora pública do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Itaituba/PA, no cargo de Tecnóloga em Saneamento Ambiental. Experiência na área de resíduos sólidos e projetos ambientais. Atualmente é mestranda em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2023-04-27