EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O CENÁRIO DA PANDEMIA DE COVID-19: ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

  • Rafael Grigório Barbosa
  • Nívia Maria Vieira Costa
  • Alessandra Sampaio Cunha

Resumo

Este artigo trata da Educação de Jovens e Adultos - EJA no cenário da pandemia de Covid-19. Propomo-nos a fazer o levantamento dos artigos publicados em revistas científicas durante o período de 2020 a 2022, e utilizamos para a busca  as palavras-chave “EJA e Covid-19” nas plataformas do Portal CAPES, Scielo e Google Acadêmico. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com o Estado da Arte como caminho metodológico. Para a discussão, optou-se pela análise de conteúdo. Foram identificados 29 (vinte e nove) artigos e os resultados apontaram para três campos problemáticos: a) o campo dos impactos, medidas governamentais e projeções da EJA; b) a docência da EJA: formação, percepções e experiências; c) os olhares e narrativas discentes da EJA.  Finalmente, o artigo conclui-se com uma caracterização do cenário da EJA na pandemia de Covid-19. Entre as escritas e leituras produzidas nos artigos (re)visitamos sentimentos e nos emocionamos com as vivências e experiências constituídas por docentes e discentes da EJA ao longo desse período vivido, levantando questões que estiveram muito presentes nos artigos como a necessidade de se repensar o currículo da EJA, ainda muito voltado apenas para a certificação, assim como a urgência de se considerar na formação dos alunos da EJA a crise ecológica vivida no planeta, para que também sejam agentes transformadores nos seus espaços vividos, para que essa pandemia não seja o presságio de outras que possam vir.

 Palavras-chave: EJA. Covid-19. Estado da Arte

Biografia do Autor

Rafael Grigório Barbosa

Educador popular, pedagogo e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Bragança, doutorando em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia.

Nívia Maria Vieira Costa

Doutora em Educação com Pós-doutorado em Educação de Adultos pela Universidade de Coimbra-PT. Professora do IFPA/Campus Bragança. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. 

Alessandra Sampaio Cunha

Doutora em Educação. Técnica em Assuntos Educacionais do IFPA/Campus Bragança.  Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. 

Downloads

Publicado

2023-04-27