EJA CAMPO PÓS PANDEMIA COVID-19: UM ESTUDO VOLTADO AO ENSINO DE FÍSICA EM TRACUATEUA-PA (BRASIL)

Autores

  • José Carlos Vieira Neto Júnior IFPA
  • Luis Paulo Ribeiro dos Reis IFPA
  • Onivaldo Carvalho dos Santos SEDUC/PA
  • Carmeci do Socorro Matos do Amaral SEDUC/PA
  • Nila Luciana Vilhena Madureira IFPA
  • Nivia Maria Vieira Costa IFPA

Resumo

Este trabalho de pesquisa trata-se de um estudo de caso realizado, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA/Campo de três comunidades do município de Tracuateua-PA, sobre o ensino de Física na modalidade Eja/Campo, no período pós pandemia de Covid-19. Durante a fase de isolamento social da pandemia os professores iam até a comunidade deixar as apostilas nas casas dos alunos para as aulas não pararem. A pesquisa teve como objetivo compreender o ensino de Física na EJA/Campo no contexto da pós-pandemia. Para a realização da pesquisa optamos pela abordagem quanti-qualitativa, na coleta de dados utilizamos a pesquisa de campo e a aplicação de um questionário, e para sua análise dados optou-se pela triangulação. Os resultados indicam que os alunos da EJA Campo compreendem a disciplina de Física a relacionando com a natureza, no entanto, possuem dificuldades quanto aos cálculos envolvidos nos conteúdos, observou-se ainda que as aulas que abrangem o uso de apostilas, exercícios e experimentos são as que os alunos mais se interessam.

 Palavras Chaves: Ensino de Física. EJA/Campo. Pós-pandemia de Covid-19. 

Biografia do Autor

José Carlos Vieira Neto Júnior , IFPA

Aluno do Curso de Licenciatura em Física do IFPA/Campus Bragança. 

Luis Paulo Ribeiro dos Reis , IFPA

Aluno do Curso de Licenciatura em Física do IFPA/Campus Bragança.

Onivaldo Carvalho dos Santos, SEDUC/PA

Professor da Modalidade EJA Campo/SEDUC. Licenciado em Física.

Carmeci do Socorro Matos do Amaral, SEDUC/PA

Professora da Modalidade EJA Campo/SEDUC. Licenciada em Letras. Esp. em Educação de Jovens e Adultos - EJA

Nila Luciana Vilhena Madureira , IFPA

Professora do IFPA/Campus Bragança. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Nivia Maria Vieira Costa, IFPA

Professora do IFPA/Campus Bragança. Doutora em Educação com pós-doutorado em Educação de Adultos, pela Universidade de Coimbra-PT. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia.

Downloads

Publicado

2023-04-27