ESTADO DA ARTE SOBRE A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Lucianny Thaís Freire Matias UFAM / IEAA
  • Zilda Glaúcia Elias Franco UFAM

Resumo

As primeiras instituições de Educação Infantil no Brasil são caracterizadas por um modelo assistencialista e compensatório. A partir da Lei n. 9.394/1996 (LDB) (BRASIL, 1996), esse cenário sofreu alterações quando ela foi instituída como primeira fase da educação básica com o objetivo de desenvolvimento integral. Dessa forma, a Educação Integral é compreendida como uma concepção que visa ao desenvolvimento da multidimensionalidade dos educandos envolvidos no processo; além disso, busca a ampliação dos espaços e dos tempos de ensino/aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as publicações sobre a história da Educação Infantil no Brasil e as concepções de Educação Integral nas práticas pedagógicas por meio de uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte. Após a busca na base de dados Periódicos CAPES, delimitando em um recorte temporal de 2011 até 2021 e utilizando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados quatorze artigos para serem analisados. Com isso, observou-se o retrato das raízes da Educação Infantil presentes nos artigos, como ela vem sendo desenvolvida atualmente alinhada à Educação Integral. Além disso, foi observada a ausência das produções sobre essas temáticas em publicações na região Norte, o que desperta para novas discussões e produções sobre o tema a partir de pesquisas na área.

Palavras-chave: revisão bibliográfica; desenvolvimento integral; região Norte.

Biografia do Autor

Lucianny Thaís Freire Matias, UFAM / IEAA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Zilda Glaúcia Elias Franco, UFAM

Atualmente é docente da Universidade Federal do Amazonas, possuindo graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra (ITEC-1994). Cursou especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso, (UNEMAT-2001). É mestra em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción, revalidada pela Universidade Estácio de Sá/RJ (2010) e doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Professora e pesquisadora das áreas da Educação Infantil, Políticas Curriculares e da Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2023-01-05