O PAPEL DO SUPERVISOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – UM ESTUDO DE CASO EM ANGOLA

Autores

  • Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Osvaldino Wilson Mweleyavo António Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe,Angola

Resumo

O presente estudo procurou analisar conceções e práticas dos supervisores da instituição, designados por “professores acompanhantes”, tendo sido definidos o seguintes objetivos de investigação: (1)compreender a experiência supervisiva dos professores acompanhantes relativamente às funções da supervisão, às atividades de supervisão, ao desenvolvimento das competências dos estagiários, ao desenvolvimento das capacidades de supervisão, ao processo supervisivo e às práticas pedagógicas nas instituições escolares; (2) compreender a natureza das estratégias de supervisão dos professores acompanhantes e o seu impacto no desenvolvimento profissional dos futuros professores e na inovação das práticas escolares; (3) identificar dificuldades e constrangimentos da ação supervisiva dos professores acompanhantes; (4) identificar medidas para o aperfeiçoamento da ação supervisiva dos professores acompanhantes.

O estudo, enquadra-se num paradigma interpretativo da investigação educacional e implicou o recurso ao inquérito por questionário e entrevista. Participaram no estudo os professores acompanhantes em funções no ano 2018 no âmbito de cinco cursos da instituição, alguns dos quais desempenhavam funções de coordenação e de Apoio às Práticas e Estágios Pedagógicos. Os resultados refletem a valorização de uma supervisão de orientação reflexiva e voltada para a inovação, assim como a existência de práticas que ilustram as conceções dos inquiridos. Contudo, são identificados constrangimentos contextuais que limitam à atuação supervisiva e a qualidade dos processos formativos, sendo apontadas medidas de melhoria a diversos níveis.

 

Palavras-chave: Angola; estágio; formação inicial de professores; papel do supervisor; vivências da supervisão.

 

Biografia do Autor

Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal

Osvaldino Wilson Mweleyavo António, Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe,Angola

Departamento de Ciências Sociais, Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe,Angola

Downloads

Publicado

2021-12-31