SABERES DOCENTES FRENTE AOS DESAFIOS DO CONTEXTO PANDÊMICO (2020-2021) EM ESCOLAS RIBEIRINHAS (CONTEXTO AMAZÔNICO, BRASIL)

Autores

  • Tereza de Jesus Pires Carvalho Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • suely a. do n. mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Este artigo apresenta recorte de uma pesquisa que está em andamento no contexto de uma Comunidade Quilombola, localizada no alto Rio Andirá no município de Barreirinha. Cujo objetivo é compreender como a Pesquisa Científica contribui no Processo de Aperfeiçoamento e Atualização Permanente de Professores? De acordo com Paulo Freire (1996),  esse processo profissional deve ser contínuo no sentido de permanente [...]. Faz-se aqui uma abordagem também sobre os desafios do professor no enfrentamento da crise sanitária da Covid 19 (2020-2021), bem como estudos para entender se saberes científicos dialogam com os saberes locais em classes multisseriadas na referida comunidade quilombola alvo da pesquisa. A pesquisa de natureza qualitativa, segundo Minayo (2017) “por permitir compreender um nível de realidade que não pode ser quantificável”. A coleta dos dados ocorre por meio de pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2002), “[...] é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Os resultados aportam ausência de políticas publicas eficazes no que se refere às responsabilidades sobre a oferta de infraestrutura logística para o ensino e o estudo nas circunstancias vivenciadas no período.

Palavras-chave: Formação permanente; educação quilombola; covid 19; saberes científicos e saberes locais.

Biografia do Autor

Tereza de Jesus Pires Carvalho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pedagoga (UFAM, 2020); Especialista em Psicopedagogia (FACIBRA); Mestranda em

Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). na Linha 3 – Formação Práxis do Educador Frente aos Desafios Amazônicos Pesquisador do tema: Abordagens metodológicas para produção científica: o foco do pesquisador e o desvelo de contradições na Pesquisa Qualitativa; Pesquisa financiada pela CAPES e FAPEAM; Membro do Grupo de Estudos Canoas,  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1378469898157251 - ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8008-335X.

suely a. do n. mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Pedagogia - Supervisão escolar e magistério pela Universidade Federal de Rondônia (1987) e doutorado em Diagnóstico e avaliação educativa-psicopedagogia pela Universidade da Coruña (2004, Professora na Universidade Federal Do Amazonas, Atuando Na Graduação E Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2021-12-31