UMA ANÁLISE DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS EM LIVROS PARADIDÁTICOS UTILIZADOS EM ESCOLAS PUBLICAS DE MANAUS (ENSINO FUNDAMENTAL 1)

Autores

  • Araci de Carvalho Freitas
  • Suely Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Este texto resultado parcial de uma pesquisa em andamento no âmbito do curso de Mestrado (PPGECH[1], UFAM), que tem como objetivo analisar contribuições científicas de livros paradidáticos utilizados em escolas públicas de Manaus. Para atender aos objetivos desse trabalho recorremos à pesquisa bibliográfica, além de trabalhar com a aplicação de questionário e entrevista semiestruturada com professores em escolas publicas do ensino fundamental I. Assim temos, como perspectiva que os professores possam utilizar mais frequentemente esta ferramenta, os livros paradidáticos da literatura infantojuvenil, para despertar o olhar cientifico nos estudantes. Tornar o conhecimento científico atraente aos jovens é um desafio necessário a ser assumido pelas escolas, e pode ser a saída para despertar o interesse desse público para a ciência.

 

Palavras-chave: Livros paradidáticos, Ensino de ciências, literatura infantojuvenil, currículo

 

[1] Programa de Pós-graduação em Ensino de ciências e Humanidades

Biografia do Autor

Araci de Carvalho Freitas

Mestranda Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Humanidades - UFAM.

Suely Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Doutora orientadora nos programas de Pós-graduação Ensino de Ciências e Humanidades e de Educação, UFAM

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Publicado

2021-12-31