ENSINO REMOTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO FINAL DE CURSO:

experiência de atividade de extensão universitária

Autores

  • Eyde Cristianne Saraiva Bonatto Universidade Federal do Amazonas
  • Jhonny de Araújo Bonatto Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/216572.2.2-5

Palavras-chave:

educação, normas técnicas, práticas extensionistas

Resumo

Na educação acadêmica o contato do docente com o discente é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, o novo coronavírus nos impeliu a mudar nosso comportamento social e adotar novos hábitos no enfretamento ao COVID-19. O distanciamento social foi ampliado principalmente para o segmento educacional, e as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) se tornaram alternativas para que o ensino e a pesquisa acadêmica fossem continuados. O objetivo da pesquisa foi descrever a experiência na ministração de curso para confecção de trabalho de conclusão de curso em conformidade com as normas da ABNT de forma remota, como ação de extensão universitária. A pesquisa baseou-se na pesquisa quali-quantitativa alinhada ao “Curso teórico-prático para elaboração de Trabalho Conclusão de Curso -TCC”, desenvolvido no âmbito do Programa de Ação Curricular Remota de Extensão Emergencial.

Biografia do Autor

Eyde Cristianne Saraiva Bonatto, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas . Especialista em Saúde Ambiental (FIOCRUZ), Especialista em Educação Ambiental (SENAC). Foi Chefe do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos no período de 2011 à 2015. Foi Coordenadora Adjunta da Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  CAPES/MEC 2016 à 2017. Atualmente é Professora Associada III; Coordenadora do Laboratório de Bioenergia da Universidade Federal do Amazonas desde 2013; Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Engenharia Agrícola Aplicada; Ministrou disciplinas para cursos de graduação vinculados à Faculdade de Ciências Agrárias: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Zootecnia, Licenciatura em Ciências Agrárias e Engenharia de Alimentos. Pesquisadora Colaboradora na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.

Jhonny de Araújo Bonatto, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Manaus. Colaborador no NUSAN - Núcleo de Segurança de Alimentos e Nutricional da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Bonatto, E. C. S., & Bonatto, J. de A. (2021). ENSINO REMOTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO FINAL DE CURSO:: experiência de atividade de extensão universitária. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 2(2), 48–54. https://doi.org/10.29327/216572.2.2-5