Design e Economia Criativa: Desenvolvimento de aplicativo para difusão de produção artística amazonense.

Autores

  • Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Marcicley Rego Raposo Reggo Edições
  • Dayana Maria Pimenta Teófilo Reggo Edições
  • Luiz Guilherme Oliveira Marques

DOI:

https://doi.org/10.29327/216572.2.2-2

Palavras-chave:

Design, economia criativa, cultura regional, aplicativos digitais

Resumo

Este artigo trata sobre o desenvolvimento de um projeto cujo objetivo foi desenvolver um aplicativo voltado à difusão de conteúdo artístico regional. Para o desenvolvimento da proposta foi selecionado o artista amazonense Celdo Braga, com o intuito de estimular as novas gerações a conhecer a rica produção deste autor. A iniciativa justifica-se por um mercado editorial impresso em retração e pouco interesse do público jovem na cultura local. Para fundamentar o desenvolvimento do projeto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre Design editorial digital, interface digital, design de interação e usabilidade. A metodologia utilizada foi o Design centrado no usuário (Human-Centered Design), com uma abordagem centrada em três etapas: descobrir, idealizar e prototipar. O conteúdo foi produzido a partir de pesquisa sobre o acervo e por entrevistas e áudios captados junto ao artista. Como resultado foi construído um protótipo funcional do aplicativo contendo várias obras, dispostas em modo digital, com elementos multimídia e interativos.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

dos Anjos Braga Sá dos Santos, P., Rego Raposo, M., Pimenta Teófilo, D. M., & Oliveira Marques, L. G. (2021). Design e Economia Criativa: Desenvolvimento de aplicativo para difusão de produção artística amazonense. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 2(2), 20–29. https://doi.org/10.29327/216572.2.2-2