A importância da criatividade

Uma relação entre a escola de Bauhaus e a pedagogia Waldorf.

Autores

  • Felipe Prado Universidade Federal do Amazonas
  • Gabriel Laredo UFAM - Universidade Federal do Amazonas
  • Joao Caldas Lago Neto UFAM - Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/216572.2.1-4

Palavras-chave:

Ensino, Bauhaus, Waldorf, Criatividade, Design, Manaus

Resumo

A escola de Bauhaus implementou uma metodologia voltada para atividades práticas e artísticas, introduzindo as primeiras ideias do que é conhecido hoje como Design. No mesmo ano, surgiu a pedagogia Waldorf, que se destacou pelo encorajamento da liberdade de pensamento de seus alunos. A principal relação entre essas duas é a preocupação com o desenvolvimento da criatividade. Porém, em Manaus, métodos pedagógicos que priorizam o potencial criativo dos indivíduos se fazem pouco presente no contexto educacional da região. Com o auxílio da aplicação de um formulário para docentes, discentes e egressos do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foi possível obter dados que sustentam o propósito do artigo: expor a falta do uso da criatividade nas instituições de ensino e de que maneira essa subutilização pode afetar negativamente o desenvolvimento das próximas gerações de profissionais, abrindo discussões como o uso do Design como matéria nas escolas, e a falta de preparo para professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

Prado, F., Laredo, G. ., & Lago Neto, J. C. (2021). A importância da criatividade: Uma relação entre a escola de Bauhaus e a pedagogia Waldorf. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 2(1), 46–59. https://doi.org/10.29327/216572.2.1-4