BLOG NA ESCOLA:

UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS

Autores

  • Denize Piccolotto Carvalho Universidade Federal do Amazonas
  • Jonas da Silva Gomes Júnior Universidade Federal do Amazonas
  • Laurianne Franco de Lima Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Blog, Inclusão Digital, Produção textual

Resumo

A presente comunicação relata a experiência do projeto Blog na Escola, desenvolvido na Escola Estadual Djalma da Cunha Batista pertencente à periferia do campus universitário da Universidade Federal do Amazonas, e tem como objetivo instrumentalizar esta escola com a ferramenta digital Blog, com a finalidade de incluir digitalmente os alunos e professores da escola, bem como prepará-los para uma formação tecnológica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da atividade possui três etapas, que são integradas: Etapa 1: Conhecendo e fazendo Blogs, Etapa 2: Produção textual e Etapa 3: Criação do Blog oficial da referida escola e de Blogs pessoais de cada aluno. É nossa intenção descrever os procedimentos da execução do projeto para demonstrar à sociedade científica o potencial desta ferramenta da educação no processo de inclusão digital, oferecendo a possibilidade de uma estratégia diferenciada referente à produção textual voltada para as TIC, que não costuma ser usual em instituições pertencentes ao sistema público de ensino.

Biografia do Autor

Denize Piccolotto Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutorado em Tecnologia Educacional - Universitat de les Illes Balears (2007), Doutorado em Educação - Universitat de les Illes Balears (2003), Mestrado em Tecnologia Educacional: Planejamento e construção de materiais didáticos - Universitat de les Illes Balears (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1997), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Especialização em Teoria e Pesquisa em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Graduação em Educação Artística: habilitação em desenho, pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e Graduação no Curso de Ciências Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1981). Atualmente é professor aposentada na Claasse Associado Ms-C Nível III da Universidade Federal do Amazonas.

Jonas da Silva Gomes Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Marketing Empresarial pelo Departamento de Administração (FES-UFAM) e Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas (UFAM). Também possui graduação em Tecnologia de Produção Publicitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Sua Tese de Doutorado intitulada ONGs Transnacionais e os Sentidos de Sustentabilidade Amazônica: imaginário, discurso e poder conquistou o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional (2017). Atualmente, é professor do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFAM

Laurianne Franco de Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialista em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde na Amazônia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atuação profissional como assessora de comunicação, produção de conteúdo, redatora publicitária, planejamento e marketing digital.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Piccolotto Carvalho, D. ., da Silva Gomes Júnior, J. ., & Franco de Lima, L. . (2020). BLOG NA ESCOLA: : UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(2), 88–94. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8084