BLOG NA ESCOLA:

UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS

Autores

  • Denize Piccolotto Carvalho Universidade Federal do Amazonas
  • Jonas da Silva Gomes Júnior Universidade Federal do Amazonas
  • Laurianne Franco de Lima Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Blog, Inclusão Digital, Produção textual

Resumo

A presente comunicação relata a experiência do projeto Blog na Escola, desenvolvido na Escola Estadual Djalma da Cunha Batista pertencente à periferia do campus universitário da Universidade Federal do Amazonas, e tem como objetivo instrumentalizar esta escola com a ferramenta digital Blog, com a finalidade de incluir digitalmente os alunos e professores da escola, bem como prepará-los para uma formação tecnológica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da atividade possui três etapas, que são integradas: Etapa 1: Conhecendo e fazendo Blogs, Etapa 2: Produção textual e Etapa 3: Criação do Blog oficial da referida escola e de Blogs pessoais de cada aluno. É nossa intenção descrever os procedimentos da execução do projeto para demonstrar à sociedade científica o potencial desta ferramenta da educação no processo de inclusão digital, oferecendo a possibilidade de uma estratégia diferenciada referente à produção textual voltada para as TIC, que não costuma ser usual em instituições pertencentes ao sistema público de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize Piccolotto Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutorado em Tecnologia Educacional - Universitat de les Illes Balears (2007), Doutorado em Educação - Universitat de les Illes Balears (2003), Mestrado em Tecnologia Educacional: Planejamento e construção de materiais didáticos - Universitat de les Illes Balears (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1997), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Especialização em Teoria e Pesquisa em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Graduação em Educação Artística: habilitação em desenho, pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e Graduação no Curso de Ciências Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1981). Atualmente é professor aposentada na Claasse Associado Ms-C Nível III da Universidade Federal do Amazonas.

Jonas da Silva Gomes Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Marketing Empresarial pelo Departamento de Administração (FES-UFAM) e Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas (UFAM). Também possui graduação em Tecnologia de Produção Publicitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Sua Tese de Doutorado intitulada ONGs Transnacionais e os Sentidos de Sustentabilidade Amazônica: imaginário, discurso e poder conquistou o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional (2017). Atualmente, é professor do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFAM

Laurianne Franco de Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialista em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde na Amazônia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atuação profissional como assessora de comunicação, produção de conteúdo, redatora publicitária, planejamento e marketing digital.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Piccolotto Carvalho, D. ., da Silva Gomes Júnior, J. ., & Franco de Lima, L. . (2020). BLOG NA ESCOLA: : UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(2), 88–94. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8084