DESAFIOS DA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Douglas Vieira de Almeida Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação
  • Vera Lucia Pontes dos Santos Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação

Palavras-chave:

Docência no ensino superior, Metodologias ativas, Estratégia didática, Sala de aula invertida, Aprendizagem ativa

Resumo

 Este artigo aborda a estratégia didática de aprendizagem ativa Sala de Aula Invertida no ensino superior, com foco nos desafios que os professores universitários enfrentam na aplicação dessa metodologia. Fundamenta-se em aportes bibliográficos, buscando responder a indagação: quais desafios os professores enfrentam na implementação da SAI na aula universitária? Discute-se a importância das metodologias ativas na transformação da sala de aula e se enfatiza a mudança de papéis de professores e estudantes. A análise mostra a inversão da sala de aula como cenário inovador de aprendizagem, pois sugere um professor mediador e estudantes ativos, autônomos, criativos, críticos e interconectados. A inovação/transformação dos processos didáticos no ensino superior implica uma mudança de cultura que ainda é incipiente, demandando tempo e adaptação dos agentes pedagógicos às novas condições didático-pedagógicas. Por fim, a análise evidencia que a SAI no ensino superior, por se tratar de inovação sustentada e envolver jovens estudantes teoricamente autônomos, constitui importante estratégia pedagógica no ensino superior.

 

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Biografia do Autor

Douglas Vieira de Almeida, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação

Mestrando em Educação pelo PPGE-UFAL, Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA e Especialista em Ciências Criminais pela mesma Instituição. É Licenciado em Pedagogia pela Uninassau e Especialista em Gestão Educacional pela mesma Instituição. Também é Professor, Coordenador Institucional e Diretor Acadêmico Adjunto da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA. Tem experiência nas áreas de Gestão Educacional, Direito, Metodologia da Pesquisa e TIC.

Vera Lucia Pontes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação

Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira - PPGE/UFAL (2016). Especialista em Gestão e Planejamento Educacional (FATEC-PE). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (2007). Atualmente exerce o cargo de pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas, atuando na gestão do Programa de Formação em Docência do Ensino Superior (PROFORD/UFAL). É membro do Comitê de Avaliação e Acompanhamento do PROFORD/UFAL. É professora da rede municipal de ensino da Semed/Maceió. Tem experiência na área de planejamento, com ênfase em formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência universitária, Formação Continuada de Professores e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação

rofessor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012).

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

Vieira de Almeida, D., Pontes dos Santos, V. L., & Leopoldo Mercado, L. P. (2020). DESAFIOS DA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(2), 21–31. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7703