DESAFIOS DA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.29327/216572.1.2-3Palavras-chave:
Docência no ensino superior, Metodologias ativas, Estratégia didática, Sala de aula invertida, Aprendizagem ativaResumo
Este artigo aborda a estratégia didática de aprendizagem ativa Sala de Aula Invertida no ensino superior, com foco nos desafios que os professores universitários enfrentam na aplicação dessa metodologia. Fundamenta-se em aportes bibliográficos, buscando responder a indagação: quais desafios os professores enfrentam na implementação da SAI na aula universitária? Discute-se a importância das metodologias ativas na transformação da sala de aula e se enfatiza a mudança de papéis de professores e estudantes. A análise mostra a inversão da sala de aula como cenário inovador de aprendizagem, pois sugere um professor mediador e estudantes ativos, autônomos, criativos, críticos e interconectados. A inovação/transformação dos processos didáticos no ensino superior implica uma mudança de cultura que ainda é incipiente, demandando tempo e adaptação dos agentes pedagógicos às novas condições didático-pedagógicas. Por fim, a análise evidencia que a SAI no ensino superior, por se tratar de inovação sustentada e envolver jovens estudantes teoricamente autônomos, constitui importante estratégia pedagógica no ensino superior.
Downloads
