DESAFIOS DA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Douglas Vieira de Almeida Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação
  • Vera Lucia Pontes dos Santos Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação

Palavras-chave:

Docência no ensino superior, Metodologias ativas, Estratégia didática, Sala de aula invertida, Aprendizagem ativa

Resumo

 Este artigo aborda a estratégia didática de aprendizagem ativa Sala de Aula Invertida no ensino superior, com foco nos desafios que os professores universitários enfrentam na aplicação dessa metodologia. Fundamenta-se em aportes bibliográficos, buscando responder a indagação: quais desafios os professores enfrentam na implementação da SAI na aula universitária? Discute-se a importância das metodologias ativas na transformação da sala de aula e se enfatiza a mudança de papéis de professores e estudantes. A análise mostra a inversão da sala de aula como cenário inovador de aprendizagem, pois sugere um professor mediador e estudantes ativos, autônomos, criativos, críticos e interconectados. A inovação/transformação dos processos didáticos no ensino superior implica uma mudança de cultura que ainda é incipiente, demandando tempo e adaptação dos agentes pedagógicos às novas condições didático-pedagógicas. Por fim, a análise evidencia que a SAI no ensino superior, por se tratar de inovação sustentada e envolver jovens estudantes teoricamente autônomos, constitui importante estratégia pedagógica no ensino superior.

 

Biografia do Autor

Douglas Vieira de Almeida, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação

Mestrando em Educação pelo PPGE-UFAL, Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA e Especialista em Ciências Criminais pela mesma Instituição. É Licenciado em Pedagogia pela Uninassau e Especialista em Gestão Educacional pela mesma Instituição. Também é Professor, Coordenador Institucional e Diretor Acadêmico Adjunto da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA. Tem experiência nas áreas de Gestão Educacional, Direito, Metodologia da Pesquisa e TIC.

Vera Lucia Pontes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação

Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira - PPGE/UFAL (2016). Especialista em Gestão e Planejamento Educacional (FATEC-PE). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (2007). Atualmente exerce o cargo de pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas, atuando na gestão do Programa de Formação em Docência do Ensino Superior (PROFORD/UFAL). É membro do Comitê de Avaliação e Acompanhamento do PROFORD/UFAL. É professora da rede municipal de ensino da Semed/Maceió. Tem experiência na área de planejamento, com ênfase em formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência universitária, Formação Continuada de Professores e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-graduação em Educação

rofessor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012).

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

Vieira de Almeida, D., Pontes dos Santos, V. L., & Leopoldo Mercado, L. P. (2020). DESAFIOS DA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(2), 21–31. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7703