INOVAÇÃO SUSTENTADA:
BLENDED LEARNING NA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Sala de aula universitária, Blended learning, Inovação sustentada.Resumo
O eixo central deste artigo é o debate teórico-reflexivo sobre o potencial do blended learning na sala de aula universitária, a partir da concepção de Horn e Staker (2015) e de Bacich et al (2015), com foco na inovação sustentada. Nesse enfoque, problematizamos: no que pesem as possibilidades e desafios, qual o potencial didático-pedagógico dos modelos sustentados de blended learning na educação superior? A perspectiva híbrida põe em evidência o papel estratégico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), posto que são coadjuvantes no processo de inovação, interação e personalização da aprendizagem. A análise demonstra que os modelos de rotação por estações, laboratório rotacional e sala de aula invertida (SAI) possibilitam a inovação didático-pedagógica, reconfigurando a sala de aula, sem, necessariamente, romper com o modelo histórico da educação tradicional. A inovação sustentada pressupõe assim a integração maximizada do online e do presencial, sugerindo um professor continuamente engajado com o processo de ressignificação da aprendizagem, do planejamento à avaliação.