INOVAÇÃO SUSTENTADA:

BLENDED LEARNING NA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Vera Lucia Pontes Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Douglas Vieira de Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Douglas Vieira de Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Luís Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Sala de aula universitária, Blended learning, Inovação sustentada.

Resumo

O eixo central deste artigo é o debate teórico-reflexivo sobre o potencial do blended learning na sala de aula universitária, a partir da concepção de Horn e Staker (2015) e de Bacich et al (2015), com foco na inovação sustentada. Nesse enfoque, problematizamos: no que pesem as possibilidades e desafios, qual o potencial didático-pedagógico dos modelos sustentados de blended learning na educação superior? A perspectiva híbrida põe em evidência o papel estratégico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), posto que são coadjuvantes no processo de inovação, interação e personalização da aprendizagem. A análise demonstra que os modelos de rotação por estações, laboratório rotacional e sala de aula invertida (SAI) possibilitam a inovação didático-pedagógica, reconfigurando a sala de aula, sem, necessariamente, romper com o modelo histórico da educação tradicional. A inovação sustentada pressupõe assim a integração maximizada do online e do presencial, sugerindo um professor continuamente engajado com o processo de ressignificação da aprendizagem, do planejamento à avaliação.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

Santos, V. L. P., Almeida, D. V. de ., Almeida, D. V. de ., & Mercado, L. P. L. . (2020). INOVAÇÃO SUSTENTADA: : BLENDED LEARNING NA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(2), 11–20. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7700