CRITÉRIOS PARA AVALIAR A COMPETÊNCIA DIGITAL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO

Autores

  • José Luis Lázaro Cantabrana Universitat Rovira I Virgili de Tarragona
  • Mercè Gisbert Cervera Universitat Rovira I Virgili de Tarragona
  • Juan Eusebio Silva Quiroz Universidad de Santiago de Chile

DOI:

https://doi.org/10.29327/216572.1.1-5

Palavras-chave:

Competência digital docente, TICs, Ensino Superior, Professor, Avaliação

Resumo

No contexto de uma sociedade digital impregnada de tecnologia, a competência digital dos professores universitários se torna essencial. Na universidade, o professor deve fazer uso efetivo das tecnologias digitais para liderar processos de inovação e mudança. Diante da necessidade de definir a competência digital dos docentes, surge a necessidade de avaliá-la. Através da metodologia de grupo focal, adaptamos um instrumento desenvolvido na Espanha, para a realidade latino-americano. Propomos um conjunto de critérios de avaliação formada por 22 descritores, agrupados em 4 dimensões e com indicadores definidos para 4 níveis de desenvolvimento por descritor. Este instrumento pode ser utilizado em processos de avaliação do professor universitário, tanto em uma modalidade de autoavaliação quanto de avaliação externa.

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Publicado

2020-06-07

Como Citar

Lázaro Cantabrana, J. L. ., Cervera, M. G. ., & Silva Quiroz, J. E. . (2020). CRITÉRIOS PARA AVALIAR A COMPETÊNCIA DIGITAL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(1), 57–68. https://doi.org/10.29327/216572.1.1-5