ENSINO DE TEATRO TELEPRESENCIAL:

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gislaine Regina Pozzetti Universidade do Estado do Amazonas
  • Vitória Renata da Silva e Silva Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Contação de história, Storytelllig, Professor-personagem, Ensino de Teatro, Telepresença

Resumo

Este artigo discute pesquisa realizada no decorrer do Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Teatro, na Universidade do Estado do Amazonas, em que se traça um paralelo entre o ensino presencial e o ensino telepresencial. A experimentação prática foi sistematizada em 10 aulas para o 6º ano do ensino fundamental, tendo como metodologia o Drama Processo, de Beatriz Cabral, pela abordagem do professor-personagem. Ressalta-se no processo a compatibilidade das duas modalidades, ao mesmo tempo em que se reforça a coletividade que envolve o fazer teatral, a partir do desenvolvimento dos conteúdos por meio de técnicas específicas da telepresença. Concluiu-se, assim, que o ensino de teatro telepresencial é possível a partir do uso de recursos, estratégias e ferramentas apropriadas ao meio digital, tal como o storytelling utilizado nas práticas dessa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Regina Pozzetti, Universidade do Estado do Amazonas

Coordenadora do Curso de Bacharelado em Produção Audiovisual, Professora Adjunta do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUCSP.(2017) Mestre em Letras e Artes: Representação da Obra Artística, pela Universidade do Estado do Amazonas (2013). Graduada em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1986), Especialista em Arte Multimídia pela UFAM(1996) e em Gestão da Educação (UFAM/2010). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de dramaturgia, metodologias do ensino de teatro, teatro lambe-lambe, teatro e tecnologias, gestão e produção teatral. Linha de Pesquisa: Teatro Lambe-lambe, Jogos Teatrais e Dramaturgia compartilhada. Participantes dos grupos de pesquisa CNPq: Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender - Líder: Karyne Dias Coutinho / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRNTABIHUNI Núcleo de Pesquisa e Experimentações das Teatralidades Contemporâneas e suas interfaces pedagógicas.Líderes: Luiz Davi Vieira Gonçalves e Célia Aparecida Bettiol / Universidade do Estado do Amazonas UEA; A dimensão poética da formação docente Líder: Karyne Dias Coutinho / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Vitória Renata da Silva e Silva, Universidade do Estado do Amazonas

ossui graduação em Teatro Licenciatura pela Universidade do Estado do Amazonas (2021). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Educação, teatro de Formas Animadas e Teatro Lambe-lambe (com temáticas ambientais),É professora de teatro, diretora teatral, lambelambeira.

Downloads

Publicado

2025-01-23

Como Citar

Regina Pozzetti, G. ., & da Silva e Silva, V. R. . (2025). ENSINO DE TEATRO TELEPRESENCIAL: : RELATO DE EXPERIÊNCIA. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 4(2), 1 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17647