A COMUNIDADE GÍMNICA

Um breve pensar a partir da identidade-referência e o “ginasta”

Autores

  • Marcela Ettinger Nascimento Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista "Rubens Lara" — FATEC

DOI:

https://doi.org/10.29327/216572.5.3-9

Palavras-chave:

Identidade, Currículo Gímnico, Educação, Padrões Culturais, Comunidade Postulada

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a influência das práticas sociais e educacionais na formação da identidade da comunidade gímnica. Utilizando métodos qualitativos e documentais, examinamos como os padrões culturais e sociais, especialmente aqueles ligados à ginástica e à conformidade com regras estritas, impactam nossa identidade. Também abordamos como as práticas educacionais podem perpetuar esses padrões, excluindo identidades e culturas diferentes. Destacamos a necessidade de combater essa exclusão para promover um sistema educacional mais inclusivo e igualitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Ettinger Nascimento, Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista "Rubens Lara" — FATEC

Graduado em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo — IFSP. Graduanda do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista "Rubens Lara" — FATEC. Pós-graduada em Docência na Educação Profissional e Ensino Técnico e pós-graduanda em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

El triunfo de Baco 1636 - 1638. Museo del Prado.

Downloads

Publicado

2025-03-16

Como Citar

Ettinger Nascimento, M. (2025). A COMUNIDADE GÍMNICA: Um breve pensar a partir da identidade-referência e o “ginasta”. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 5(3), 91 –. https://doi.org/10.29327/216572.5.3-9