APLICATIVO DE DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A FAUNA NO CAMPUS-MANAUS DA UFAM
Palavras-chave:
educação ambiental, design thinking, experiência do usuárioResumo
A comunidade universitária da Universidade Federal do Amazonas apresenta conhecimento reduzido sobre educação ambiental concernente à fauna do campus e os cuidados básicos na relação humano-animal. Assim, fez-se necessária a criação de uma plataforma digital que promova a informação sobre a fauna, medidas protetivas a serem tomadas, e outros aspectos interativos entre a comunidade universitária e a vida animal. Portanto, o presente artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivo móvel, que trata sobre a divulgação e educação ambiental no contexto do campus universitário da Ufam, seguindo as práticas e ferramentas baseadas na metodologia do Design Thinking, com foco na abordagem do Duplo Diamante. Dessa maneira, como resultados, foi possível perceber a necessidade da pesquisa com os usuários para o desenvolvimento do aplicativo, assim como métricas que pudessem auxiliar e possibilitar o conhecimento da rotina dos usuários, a fauna existente na floresta do campus, e a opinião e interesse do público sobre o tema proposto.