O uso de recursos tecnológicos no ensino de tabela periódica: relato de uma experiência

Autores

  • Ricardo Castro de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Catanduva

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202101

Palavras-chave:

TIC; Blog; QR Code; Tabela periódica.

Resumo

Os recursos tecnológicos vêm ganhando cada vez mais destaque no Ensino de Química. Este trabalho apresenta um relato de experiência, envolvendo 24 licenciandos em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Catanduva, durante a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Química. Ao longo da disciplina, os estudantes construíram uma tabela periódica em QR Code e a disponibilizaram para todos os estudantes do câmpus. Foi possível constatar grande engajamento dos licenciandos na construção da tabela periódica, desde o processo de planejamento até a sua montagem. Esse recurso foi amplamente utilizado pelos estudantes da Instituição, que se deslumbraram com a possibilidade de acessar as principais informações dos elementos químicos a partir do seu celular ou tablet. Espera-se que este relato possa incentivar e promover reflexões nos licenciandos, a respeito da importância dos recursos tecnológicos na aprendizagem de Química.

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

CASTRO DE OLIVEIRA, R. O uso de recursos tecnológicos no ensino de tabela periódica: relato de uma experiência. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e202101, 2021. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202101. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/8765. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo