A utilização de tecnologias digitais no estágio docente durante o ensino remoto: um relato de experiência

Autores

  • Leonardo Augusto da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Presidente Prudente
  • Andréa Ribeiro Braga
  • Julio Cesar Pereira
  • Yasmin de Morais Shimizo
  • Gustavo Bizarria Gibin

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v2.n1.e202202

Palavras-chave:

Ensino de Química, Tabela Periódica, Pandemia

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que surgisse a necessidade do distanciamento social, que por sua vez, proporcionou a transformação das aulas presenciais em online, através do modelo de ensino denominado remoto emergencial. A continuidade das aulas se deu através da utilização de tecnologias digitais, que são ferramentas com potencial de facilitação ao acesso à informação e comunicação. Este presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência do ensino de conceitos químicos no ensino remoto, bem como refletir sobre as dificuldades enfrentadas, pontos positivos e negativos. Utilizamos como referencial teórico os ideais propostos por Moran acerca das tecnologias digitais. As atividades foram desenvolvidas com alunos do cursinho pré-vestibular Ideal, vinculado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente, por intermédio das tecnologias digitais, como por exemplo Google Meet e quizzes interativos da plataforma Wordwall. Pôde-se notar a desmotivação dos alunos devido à baixa frequência nos encontros, entretanto, notou-se, através de comentários feitos pelos alunos participantes, que as tecnologias digitais empregadas cumpriram com os objetivos propostos de servirem como facilitadoras de comunicação e realização das atividades virtuais. Os pontos positivos foram expressos pela aquisição de experiências por parte dos estagiários, enriquecendo o seu repertório cultural e pessoal.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

SILVA, L. A. da; BRAGA, A. R.; PEREIRA, J. C. .; SHIMIZO, Y. de M.; GIBIN, G. B. A utilização de tecnologias digitais no estágio docente durante o ensino remoto: um relato de experiência. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e202202, 2023. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v2.n1.e202202. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/10769. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo