O Processo de Construção Formativa do Professor Pesquisador em Ensino de Ciências e Matemática: Experiências frente à Pandemia de Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202106

Palabras clave:

Professor pesquisador, Formação continuada, Pandemia de Covid-19, Roda de Conversa

Resumen

Neste relato, pretendeu-se lançar luz às discussões provenientes do emprego da Roda de Conversa como instrumento metodológico. Para tanto, o momento, planejado para fomentação de reflexões e compartilhamento de vivências e experiências, sucedeu-se por intermédio do diálogo entre as mediadoras, mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas, e os discentes ingressantes do Programa. Tais discussões fundamentaram-se no processo de construção formativa continuada do professor pesquisador no Ensino de Ciências e Matemática mediante o cenário pandêmico atual, assim como nos vislumbres acerca dos desafios e posturas exigidas para o exercício docente desse profissional. Após o desenvolvimento da Roda de Conversa, constatou-se que os acadêmicos ingressantes possuíam dúvidas e anseios semelhantes aos apresentados pelas mediadoras, quando estavam na mesma condição, o que viabilizou a promoção de um espaço de interatividade e possíveis soluções para as indagações levantadas pelos participantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2000.

ARRUDA, G. Q. de; SILVA, J. S. R. de; BEZERRA, M. A. D. O uso da tecnologia e as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos em meio a pandemia. In: VII Congresso Nacional de Educação. Anais do VII Congresso Nacional de Educação, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2426_04092020084651.pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do Ensino das Ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CASTRO, E. L.; BARROS, M. K.; BARRETTO, R. F. A pesquisa científica sob a ótica do pensamento complexo e multidimensional de Edgar Morin. In: Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária. Anais da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária, 2016. Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38768-31032016-171011.pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.

COSTA, F. R. da S. et al. As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da História e Filosofia da Ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 2, p. 4-20, 2017. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v2n2.6808.

DIAS-TRINDADE, S.; SANTO, E. do E. Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação DIGCOMPEDU. Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 1-17, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8336.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livros, 2005.

MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. A visão Etnográfica de Bruno Latour da Ciência Moderna e a Antropologia Simétrica. RBECT, v. 10, n. 3, p. 61-80, 2017. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v10n3.3776.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge Teachers. College Record, v. 108, n. 6, p. 1017- 1054, 2006. Disponível em: http://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.

MORIN, E. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

SONNEVILLE, J. J.; JESUS, F.P. Complexidade do ser humano na formação de professores. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (Org.). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: http://books.scielo.org/id/jc8w4/pdf/nascimento-9788523208721-14.pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 2, p. 525-541, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020016.

WARSCHAUER, C. A Roda e o Registro: Uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

Publicado

2021-07-07

Cómo citar

SOUSA, M. I. B. de; SILVA, J. C. e .; MEIRELES, E. C. .; OLIVEIRA, K. C.; COSTA, L. M. da . O Processo de Construção Formativa do Professor Pesquisador em Ensino de Ciências e Matemática: Experiências frente à Pandemia de Covid-19. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e202106, 2021. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202106. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/9097. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Fluxo Contínuo