A mobilização do conhecimento pedagógico do conteúdo sobre o cientista e a ciência: análise de uma sequência didática produzida por uma futura professora de ciências
DOI:
https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202102Palabras clave:
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Concepção do Cientista e da Ciência, Sequência DidáticaResumen
Este trabalho relata indícios da mobilização do conhecimento pedagógico do conteúdo sobre o cientista e a Ciência de uma futura professora de Ciências da Natureza, quando solicitada a construir uma sequência didática para estudantes do ensino fundamental. Entende-se como conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Knowledge – PCK, em inglês), o amálgama entre o conteúdo e a pedagogia (Shulman, 1987). Ou seja, a transformação dos conteúdos científicos, no nosso caso metacientíficos, em conteúdos ensináveis aos estudantes. Em especial, neste trabalho, para compreender a mobilização do PCK da futura professora, utilizamos a proposta de Silva e Martins (2018; 2019) que visa avaliar a mobilização do PCK sobre a Natureza da Ciência (PCK/NdC) em futuros professores de Ciências. Com base na sequência didática produzida e pelo preenchimento de um questionário específico para acessar indícios do PCK, notamos que a produção de sequências didáticas configura-se como uma ferramenta para o estudo da mobilização do PCK/NdC, enaltecendo às diferentes relações entre os conhecimentos, com destaque para os de currículo, avaliação e compreensão de Ciência dos estudantes, para a execução da tarefa. Por fim, sugerimos que atividades como esta possam ser incentivadas na formação de futuros professores de Ciências, pois podem apresentar indícios das deficiências e qualidades do PCK/NdC, favorecendo o ofício de docentes formadores no trabalho da produção de estratégias didáticas que tenham a finalidade de ensinar temas sobre a natureza da Ciência.
Descargas
Citas
ABD‐EL‐KHALICK, F.; BELL, R. L.; LEDERMAN, N. G. The nature of science and instructional practice: Making the unnatural natural. Science Education, v.82, n.4, p.417-436, 1998.
BOLÍVAR, A. Conocimiento didáctico del contenido y didácticas específicas. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, v.9, n.2, p.1-25, 2005.
DEMIRDOGEN, B.; UZUNTIRYAKI-KONDAKÇI, E. Closing the gap between beliefs and practice: Change of pre-service chemistry teachers' orientations during a PCK-based NOS course. Chemistry Education Research and Practice, v.1, n.4, p.818-841, 2016.
FARIA, C.; FREIRE, S.; GALVÃO, C.; REIS, P.; FIGUEIREDO, O. “Como trabalham os cientistas?” Potencialidades de uma atividade de escrita para a discussão acerca da natureza da ciência nas aulas de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v.20, n.1, p.1-22, 2014.
GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education. Teachers College Press, Teachers College, Columbia University, 1990.
HANUSCIN, D. L.; LEE, M. H.; AKERSON, V. L. Elementary teachers' pedagogical content knowledge for teaching the nature of science. Science Teacher Education, v.95, n.1, p.145-167, 2010.
KIND, V. Pedagogical content knowledge in science education: perspectives and potential for progress. Studies in science education, v.45, n.2, p.169-204, 2009.
LEDERMAN, N. G. Students' and teachers' conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of research in science teaching, v.29, n.4, p.331-359, 1992.
LEDERMAN, N. G. Nature of science: Past, present, and future. In: ABELL, S.K (ORG); LEDERMAN, N.G (Org). Handbook of research on science education, p. 845-894, 2007.
LOUGHRAN, J.; MULHALL, P.; BERRY, A. In search of pedagogical content knowledge in science: Developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of research in science teaching, v.41, n.4, p.370-391, 2004.
MAGNUSSON, S.; KRAJCIK, J.; BORKO, H. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: Examining pedagogical content knowledge, p. 95-132, 1999.
MARCONI, M. D. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica, São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, A. F. P. (2007). História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n.1, p.112-131, 2007.
MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.32, n.3, p.703-737, 2015.
MOREIRA, M. A. Metodologia de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
PEREIRA, G. J. S. A.; MARTINS, A. F. P. A inserção de disciplinas de conteúdo histórico-filosófico no currículo dos cursos de licenciatura em física e em química da UFRN: uma análise comparativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.28, n.1, p.229-258, 2011.
REIS, P., & GALVÃO, C. O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.5, n.2, p.213-234, 2006.
REZNIK, G.; MASSARANI, L.; MOREIRA, I. D. C. Como a imagem de cientista aparece em curtas de animação?. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v.26, n.3, p.753-777, 2019.
RIBEIRO, G.; SILVA, J. L. J. C. A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v.23, n.2, p.130-158, 2018.
SILVA, B. V. C. A natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin-American Journal of Physics Education, v.4, n.3, p.24-34, 2010.
SILVA, B. V. C. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo referente à temática natureza da ciência na formação inicial de professores de física. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
SILVA, B. V. C. A história e filosofia da ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências & Ideias, v.5, n.1, p. 39-50, 2014.
SILVA, B. V. C.; DE CALAÇA, F. M. S. Uma estratégia didática para discussão da concepção de ciência e do cientista com alunos do ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.8, n.2, p.183-196, 2017.
SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. Uma proposta para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de Física acerca da temática Natureza da Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.35, n.2, p.389-413, 2018.
SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.36, n.3, p.735-768, 2019.
SILVA, M. L. S.; SILVA, B. V. C.; DE CARVALHO, H. R.; DO NASCIMENTO, L. A. Natureza da ciência no ensino fundamental: por que não?. Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.3, p. 1-30, 2017.
SOUZA, G. D. S.; SILVA, B. V. C. Natureza da Ciência por alunos de Licenciatura em Física. Latin-American Journal of Physics Education, v.7, n.4, p.1-11, 2013.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v.15, n.2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v.57, n.1, p.1-23, 1987.