Propostas de Estudo de Caso com Fake Science para aulas de Química
DOI:
https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202302Palabras clave:
Fake News; Método ensino; Ensino de QuímicaResumen
A preocupação com a adoção de métodos, estratégias, abordagens e metodologias de ensino que privilegiem o papel do estudante no processo de aprendizagem vem ganhando destaque nas pesquisas e propostas curriculares no Brasil. Neste contexto o método de Estudo de Caso (EC) ganha adeptos para proposição de atividades para as aulas de Ciências e Química. Neste artigo trazemos duas propostas para EC para aulas de Química, a partir do caso das Fakes Sciences. A proposição contempla a ideia de problematizar e discutir elementos de informações falsas sobre Ciências, em que conhecimentos químicos fazem parte. Utilizar uma Fake Science como elemento de construção do caso é uma forma possível para que os estudantes estudem Química por meio de um problema do mundo real. O EC é uma perspectiva que prioriza a ação dos estudantes para discussão de um determinado tema. É uma prática pedagógica pautada pelo método ativo de aprendizagem, no qual os estudantes podem ser provocados e estimulados à uma reflexão crítica de situações que permeiam a sociedade contemporânea. Assim, Fakes Sciences e EC podem ser uma boa combinação para aulas de Química.
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