Propostas de Estudo de Caso com Fake Science para aulas de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202302

Palabras clave:

Fake News; Método ensino; Ensino de Química

Resumen

A preocupação com a adoção de métodos, estratégias, abordagens e metodologias de ensino que privilegiem o papel do estudante no processo de aprendizagem vem ganhando destaque nas pesquisas e propostas curriculares no Brasil. Neste contexto o método de Estudo de Caso (EC) ganha adeptos para proposição de atividades para as aulas de Ciências e Química. Neste artigo trazemos duas propostas para EC para aulas de Química, a partir do caso das Fakes Sciences. A proposição contempla a ideia de problematizar e discutir elementos de informações falsas sobre Ciências, em que conhecimentos químicos fazem parte. Utilizar uma Fake Science como elemento de construção do caso é uma forma possível para que os estudantes estudem Química por meio de um problema do mundo real. O EC é uma perspectiva que prioriza a ação dos estudantes para discussão de um determinado tema. É uma prática pedagógica pautada pelo método ativo de aprendizagem, no qual os estudantes podem ser provocados e estimulados à uma reflexão crítica de situações que permeiam a sociedade contemporânea. Assim, Fakes Sciences e EC podem ser uma boa combinação para aulas de Química.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CUNHA, M. A. Química “mal dita” em Fake Science. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1 - 25, 29, out/dez. 2021.

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a09. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/321. Acesso em 28 mar. 2022.

CUNHA, M. B.; CHANG, V. R. J. Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas. v. 17, n. 38, p.139 – 152. 2021, Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10166. Acesso em 22 mar. 2022.

CUNHA, M. B.; ROSA, B. T. G. Fake Science: proposta de análise. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. v. 17, n. 3(septiembre - diciembre, 2022), p. 520-538, 2022. DOI: https://doi.org/10.14483/23464712.18098. Disponível em: http://revistas.udistrital.edu.co:8080/index.php/GDLA/article/view/18098/18494. Acesso: 14 jul. 2023.

MORI, L.; CUNHA, M. B. Problematização: possibilidades para o Ensino de Química. Revista Química nova escola, v. 42, n. 2, p. 176 – 185, 2020. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160197. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_2/10-EQF-41-19.pdf. Acesso: 14 jul. 2023.

OXFORD Langages. Palavra do ano de 2016. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/. Acesso: 14 jul. 2023.

PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, M. E. F. O estudo de caso como estratégia metodológica para o ensino de Química no nível médio. Ciências & Ideias, v. 5, n. 2, p. 2 – 18, 2014. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/317. Acesso: 14 jul. 2023.

QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. de O. Estudo de caso no ensino de ciências naturais. Art Point Gráfica e Editora: São Carlos, ISBN: 978-85-68041-04-8, 2016. Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2016-Estudos_de_Caso.pdf. Acesso: 14 jul. 2023.

ROSA, N. Que relação tem a água tônica com a cloroquina e a COVID-19? Canaltech. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/saude/que-relacao-tem-a-agua-tonica-com-a-CLOROQUINA-E-A-COVID-19-163432/. Acesso: 14 jul. 2023.

SÁ, L. P.; FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Estudos de caso em química. Revista Química Nova, v. 30, n. 3, p. 731 – 739, 2007. https://doi.org/10.1590/S0100-40422007000300039. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/nyCvcHWck6yN3pNq6KpKMtd/?lang=pt&format=pdf. Acesso: 14 jul. 2023.

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

CUNHA, M. B. da .; CHANG, V. R. J. . Propostas de Estudo de Caso com Fake Science para aulas de Química. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e202302, 2023. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202302. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/12625. Acesso em: 3 dic. 2024.