Propostas de Estudo de Caso com Fake Science para aulas de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202302

Palabras clave:

Fake News; Método ensino; Ensino de Química

Resumen

A preocupação com a adoção de métodos, estratégias, abordagens e metodologias de ensino que privilegiem o papel do estudante no processo de aprendizagem vem ganhando destaque nas pesquisas e propostas curriculares no Brasil. Neste contexto o método de Estudo de Caso (EC) ganha adeptos para proposição de atividades para as aulas de Ciências e Química. Neste artigo trazemos duas propostas para EC para aulas de Química, a partir do caso das Fakes Sciences. A proposição contempla a ideia de problematizar e discutir elementos de informações falsas sobre Ciências, em que conhecimentos químicos fazem parte. Utilizar uma Fake Science como elemento de construção do caso é uma forma possível para que os estudantes estudem Química por meio de um problema do mundo real. O EC é uma perspectiva que prioriza a ação dos estudantes para discussão de um determinado tema. É uma prática pedagógica pautada pelo método ativo de aprendizagem, no qual os estudantes podem ser provocados e estimulados à uma reflexão crítica de situações que permeiam a sociedade contemporânea. Assim, Fakes Sciences e EC podem ser uma boa combinação para aulas de Química.

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Publicado

2023-09-05

Cómo citar

CUNHA, M. B. da .; CHANG, V. R. J. . Propostas de Estudo de Caso com Fake Science para aulas de Química. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e202302, 2023. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202302. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/12625. Acesso em: 17 jul. 2024.