O Processo de Construção Formativa do Professor Pesquisador em Ensino de Ciências e Matemática: Experiências frente à Pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202106

Palavras-chave:

Professor pesquisador, Formação continuada, Pandemia de Covid-19, Roda de Conversa

Resumo

Neste relato, pretendeu-se lançar luz às discussões provenientes do emprego da Roda de Conversa como instrumento metodológico. Para tanto, o momento, planejado para fomentação de reflexões e compartilhamento de vivências e experiências, sucedeu-se por intermédio do diálogo entre as mediadoras, mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas, e os discentes ingressantes do Programa. Tais discussões fundamentaram-se no processo de construção formativa continuada do professor pesquisador no Ensino de Ciências e Matemática mediante o cenário pandêmico atual, assim como nos vislumbres acerca dos desafios e posturas exigidas para o exercício docente desse profissional. Após o desenvolvimento da Roda de Conversa, constatou-se que os acadêmicos ingressantes possuíam dúvidas e anseios semelhantes aos apresentados pelas mediadoras, quando estavam na mesma condição, o que viabilizou a promoção de um espaço de interatividade e possíveis soluções para as indagações levantadas pelos participantes.

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Publicado

2021-07-07

Como Citar

SOUSA, M. I. B. de; SILVA, J. C. e .; MEIRELES, E. C. .; OLIVEIRA, K. C.; COSTA, L. M. da . O Processo de Construção Formativa do Professor Pesquisador em Ensino de Ciências e Matemática: Experiências frente à Pandemia de Covid-19. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e202106, 2021. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202106. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/9097. Acesso em: 25 abr. 2024.

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Fluxo Contínuo